Energia eléctrica: Leiria ligou o interruptor há 104 anos

É uma das principais marcas do progresso, a electricidade, que chegou a Leiria no dia 27 de Agosto de 1910. Há precisamente 104 anos. Aliás, a cidade chegou a ter uma ‘fábrica’ de electricidade, localizava-se precisamente onde está hoje a sede da EDP, junto à Ponte Hintze Ribeiro, edifício que alegadamente terá, na cave, parte da maquinaria utilizada para a produção de energia.

Estilista leva alta costura ao festival gótico no Castelo de Leiria

O ditado “filho de peixe sabe nadar” cumpriu-se na vida profissional da luso-descendente Kristine Costa, que desde 2001 ‘abraçou’ o mundo da alta costura a exemplo da sua mãe.

Câmara de Leiria investe 3,6 milhões no próximo ano lectivo

A Câmara Municipal de Leiria investe cerca de 3,6 milhões de euros no próximo ano lectivo em transportes, aquisição de livros para alunos carenciados, alimentação e actividades de animação e apoio à família, anunciou a autarquia.
Numa nota de imprensa, o município, liderado por Raul Castro, refere que “vai manter para o novo ano lectivo os apoios concedidos e implementar um conjunto de iniciativas que visam garantir a qualidade da ‘escola a tempo inteiro’”.

Unidade de Cuidados Continuados de Pedrógão Grande abre em outubro

Unidade de Cuidados Continuados da Misericórdia de Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, vai abrir em Outubro após um investimento de dois milhões de euros, anunciou o provedor da instituição.
“É o concretizar de um desejo”, afirmou João Marques, salientando a importância de mais esta valência da instituição, que vai aumentar a “oferta social” no concelho e permitir, também, a criação de 25 novos postos de trabalho.
A unidade, pronta desde o início de 2013, tem 32 camas, sendo que para 30 delas “há acordo de financiamento”, referiu o responsável.

Parque Temático do Bombarral em consulta pública

O projecto do parque temático da Quita do Falcão, no Bombarral, está desde ontem em consulta pública, podendo ser consultado até 19 de Setembro na câmara de Peniche, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e vale do tejo, Agência Portuguesa do Ambiente, e Junta do Bombarral e Vale do Covo.

Loja comunitária desenvolve projectos sociais e cria emprego em Óbidos

O concelho de Óbidos dispõe já de uma loja comunitária, instalada no Espaço Ó por iniciativa de uma psicóloga clínica e ex-militar, que se diz empenhada em desenvolver projectos sociais e criar postos de trabalho.
A loja “pretende ser um espaço de desenvolvimento da comunidade local através do desenvolvimento de vários projectos junto da população”, disse à Lusa a promotora, Joana Rodrigues.

Leiriense Odete Fiúza somou mais uma medalha para Portugal

A atleta leiriense Odete Fiúza conquistou sábado a medalha de prata na prova dos 1.500 metros T12 (deficiência visual) dos Europeus de atletismo do Comité Paralímpico Internacional (IPC), que decorrem em Swansea, no Pais de Gales. Odete Fiuza, que conquistou a nona medalha (quinta de prata) para Portugal na competição, que terminou sábado, percorreu a distância em 5.26,25 minutos. A russa Elena Pautova (4.39,87) e a espanhola Mari Paredes Rodriguez (5.55,32), arrecadaram as medalhas de ouro e bronze, respectivamente.

Atletas de Leiria sobem ao Monte Branco em troca de livros e comida

Seis atletas do Núcleo de Espeleologia de Leiria (NEL) vão participar no Ultra Trail do Monte Branco, a partir de amanhã, e associaram o desafio desportivo à solidariedade.
António Silva, Miguel Silva, Nuno André, Paulo Vieira, Pedro Cordeiro e Vitor Faustino, da secção de corrida NEL Pédatleta, querem apoiar a biblioteca da Escola Básica do 1.º ciclo de Leiria, conhecida por 'escola branca', com livros infantojuvenis, e o Centro de Acolhimento de Leiria, com bens de primeira necessidade.

Obras corrigem danos da intempérie no esporão da Praia da Vieira

O esporão norte da Praia da Vieira está a ser alvo de obras de reforço da sua base, com vista à correcção dos danos causados naquela estrutura pelos dos fenómenos de tempestade e agitação marítima que se verificaram nos últimos meses.

Tasquinhas e artesanato na Ilha durante quatro dias

Depois de ter atingido a maioridade, a Feira de Actividades, Mostra e Gastronomia da Ilha, na zona Oeste do concelho de Pombal, ganha uma nova projecção para a qual contribui, em grande parte, o apoio da associação de desenvolvimento Terras de Sicó, atribuído pela primeira vez ao certame.
A 19.ª edição da feira decorrerá de quinta-feira a domingo e pretende, à semelhança de anos anteriores, divulgar o que de melhor tem para oferecer, desde o artesanato, às actividades económicas, cultura e gastronomia.

Páginas