Leiria: Igreja da Misericórdia fica mais protegida com classificação

O vice-presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, considerou que a eventual classificação da Igreja da Misericórdia, para onde o município projecta um Centro de Diálogo Interculturas, garante maior protecção deste património que vai ser valorizado.
“A classificação tem sentido tendo em conta o valor material e imaterial do edifício e o projecto de valorização daquela igreja como espaço ecuménico”, disse Gonçalo Lopes.

Escola Profissional de Leiria garante emprego a 80% dos alunos

Uma taxa de empregabilidade que chega a atingir os 89%, cursos cuja procura é superior à oferta, bem como o aumento no número de candidatos ao longo dos últimos três anos assumem-se como destaques no balanço feito durante o Conselho da Fundação Escola Profissional de Leiria, que reuniu para eleger e nomear os titulares dos órgãos da Fundação para o próximo triénio.

João Salgueiro eleito presidente da ADAE até 2016

João Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, foi eleito na passada sexta-feira presidente da direcção da Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura (ADAE), com sede em Leiria, para o biénio 2015/2016, sucedendo ao presidente da câmara da Batalha.
Segundo o autarca portomosense, “o grande desafio de toda a equipa da ADAE é que os fundos comunitários possam servir para o desenvolvimento da região”, procurando “dar às pessoas informação sobre esses fundos, vindos do PRODER”.

Paleontólogos ajudam a compreender património em Porto de Mós

Dois paleontólogos estiveram em Porto de Mós para identificar espécies e compreender melhor o património paleontológico já descoberto no concelho.

Alvaiázere: Câmara revê PDM para fixar população

A Câmara de Alvaiázere está a rever o Plano Director Municipal (PDM) para ultrapassar os condicionalismos à fixação de população, disse ontem a vice-presidente da autarquia.
“Essa é, indiscutivelmente, uma grande prioridade da revisão do documento”, afirmou Célia Marques, assinalando que a estratégia do município “passa por fixar pessoas” e, se forem criadas condições, consegue-se “dinamizar a economia local e tirar partido de uma série de outras áreas”.

Ourém dá parecer favorável condicionado à fusão de sistemas de saneamento e água

A Câmara de Ourém emitiu um parecer favorável, mas condicionado, à criação do Sistema Multimunicipal de Água e Saneamento do Centro Litoral de Portugal, que visa agregar as empresas Simlis, que o município integra, Simria e Águas do Mondego.

Ministra reúne com autarcas do PSD e empresários na Batalha

A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, vai estar hoje à tarde (13h30) no Hotel Villa Batalha, na Batalha, num almoço de trabalho com os presidentes de Câmara do PSD do distrito de Leiria, e depois tem agendada uma reunião com empresários da região ligadas a várias áreas.

Estrangeiros vão ter aulas de português em Pedrógão Grande

A Câmara de Pedrógão Gran­de vai promover, a partir de dia 21, aulas de Português para ajudar a integrar os estrangeiros que residem no concelho, iniciativa que esgotou as inscrições numa semana.
O vereador com o pelouro da Educação, Bruno Gomes, explicou que as aulas, de frequência gratuita e resultado de uma parceria com o agrupamento de escolas de Pedrógão Grande, se devem ao facto de o concelho ter “cidadãos estrangeiros que escolheram aqui viver ou, mesmo, nos municípios limítrofes”, sendo que o objectivo é contribuir para “uma melhor integração da comunidade”.

Mosteiro da Batalha é o segundo mais visitado do País

O Mosteiro da Batalha foi o segundo mais visitado em 2014, na categoria dos museus, com 300.565 entradas, uma subida em relação a 2013, quando recebeu 283.698 visitantes, revelou na sexta-feira a Direcção-
-Geral do Património Cultural (DGCP).
O mais visitado dos 24 espaços culturais foi o Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, com 807.845 entradas, subindo face a 2013, ano em que registou 763.205 visitantes.

Ourém vai ter cinco Espaços do Cidadão

Doze dos 13 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT), entre os quais Ourém, vão dispor de 35 Espaços do Cidadão (EC), de acordo com um protocolo assinado com a Secretaria de Estado para a Modernização Administrativa.
O concelho oureense vai receber cinco Espaços do Cidadão, os quais pretendem ser complementares à rede de Lojas do Cidadão, numa lógica de proximidade dos utilizadores, em especial dos que se encontram em territórios com baixa densidade populacional.

Páginas