Alcobaça: Plano de desenvolvimento inclui 50 projectos e intervenção no rio Alcoa

Cinquenta projectos, divididos por sete eixos de intervenção, integram o plano de desenvolvimento para o concelho de Alcobaça no âmbito do Quadro Estratégico Comum (QEC) 2014-2020, documento que prevê uma profunda intervenção no rio Alcoa.

Óbidos: Parque Tecnológico distinguido por prémios de arquitectura

Os edifícios centrais do Parque Tecnológico de Óbidos (PTO), da autoria do arquitecto Jorge Mealha, foram os vencedores da 'escolha do público' na 3.ª edição dos prémios Architizer A+, na classe de edifício mistos, na categoria Comercial, divulga a publicação no seu sítio na internet.
Os edifícios centrais estavam entre os 205 projectos finalistas dos prémios Architizer A+, promovidos por aquele ‘site’ de divulgação de arquitectura, competindo para o Architizer A+ Prémio do Júri e para o Architizer A+ Prémio para a Escolha do Público.

Câmara de Ourém recorre da condenação para restituir terreno ao Santuário

O presidente da Câmara disse ontem que vai recorrer da decisão que condenou o município a restituir uma parcela de terreno ao Santuário de Fátima, admitindo expropriação no caso de se manter a posição do Tribunal de Santarém.
“Vamos recorrer até Deus”, afirmou à agência Lusa Paulo Fonseca, considerando “inaceitável que uma propriedade pública seja assim tratada”, pelo que “o município vai recorrer até à última instância”.

IPL motiva projectos empresariais com concurso de ideias

A criatividade e inovação vão ‘dar as mãos’ no Instituto Politécnico de Leiria (IPL) e proporcionar projectos empresariais que resultam de um concurso de planos de negócio, que a nível regional e nacional totaliza 22.500 euros de prémios. A 12.ª edição do Poliempreende - Projectos de Vocação Empresarial - arrancou anteontem no IPL, instituição que este ano coordena aquele projecto da rede politécnica, num total de 21 instituições envolvidas.

Acquavilla é nova unidade de turismo rural em Pombal

A Acquavilla, unidade de Turismo no Espaço Rural, vai ser inaugurada hoje, quinta-feira, pelas 17 horas, em Ponte de Asssamaça, na freguesia de Pombal. O empreendimento está instalado numa construção do século XVIII e resulta do aproveitamento das estruturas de um antigo lagar de azeite e de um moinho.

'Tocha' será o treinador do GRAP na próxima época

Carlos Ribeiro, mais conhecido no futebol por 'Tocha', será o treinador do GRAP na época 2015/2016. O acordo entre a direcção do clube dos Pousos e o técnico foi alcançado no início da semana passada e, para além de assumir o comando técnico da equipa sénior, Tocha será também coordenador de todas as equipas de futebol de 11.

Batalha: Livro conta ‘história’ dos frades dominicanos

O livro ‘Os últimos anos – A vida quotidiana no Convento da Batalha (1830-1834)”, de Luísa Bernardino, a lançar no sábado na Batalha, pelas 18h00 no Mosteiro da Batalha, quer contribuir para o conhecimento deste “período difícil” dos frades dominicanos até à expulsão das ordens religiosas.

Alunos de Leiria pintam retratos do Papa e recebem carta do Vaticano

"Hão-de ser felizes enquanto tiverem Jesus como amigo". Foi esta a mensagem que o Papa Francisco deixou numa carta enviada a 370 crianças como resposta às "cândidas palavras de saudação" e aos "sugestivos retratos" que fizeram do Santo Padre.
As pequenas 'obras-primas', da autoria dos alunos de Educação Moral e Religiosa Católica do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas da Caranguejeira - Santa Catarina da Serra, foram remetidas ao Vaticano a 6 de Fevereiro, depois de o professor Joaquim Lourenço ter lançado o desafio.

Ansião: Colisão no IC8 provoca um morto e três feridos - Vítima é de S. Romão, Leiria

Um morto e três feridos, um dos quais em estado grave, foi o resultado de uma colisão entre três veículos (dois camiões e um automóvel ligeiro) ocorrida ontem à tarde (14h27) ao quilómetro 58 do IC8, em Boavista, concelho de Ansião.

Reconhecimento de padre como ‘Justo entre as Nações’ de grande relevo

A vice-presidente da comunidade israelita de Lisboa afirmou ontem que o reconhecimento do padre Joaquim Carreira como ‘Justo entre as Nações’ assume "um relevo muito grande" à medida que "a memória vai ficando cada vez mais longínqua".
"Obviamente que hoje em dia em que desaparecem não só os Justos, como as vítimas sobreviventes [do Holocausto nazi] a memória vai ficando cada vez mais longínqua", daí que a atribuição desta distinção simbólica "toma um relevo muito grande", disse à agência Lusa Ester Mucknik.

Páginas