Suplemento 25 de Abril - imagens inéditas de Leiria

Na edição de hoje apresentamos um suplemento dedicado ao 25 de Abril. A não perder os testemunhos e as imagens inéditas das celebrações, dia 27, em Leiria

PS teme perda de valências do Centro Hospitalar de Leiria

A Federação Distrital de Leiria do PS acusou o Governo, de coligação PSD/CDS-PP, de publicar uma portaria “terrorista” que visa acabar com dezenas de valências hospitalares, temendo que tal possa suceder com o Centro Hospitalar de Leiria.

UD Leiria encara próximos jogos como finais

A UD Leiria tem pela frente “quatro finais” até ao término do campeonato, a primeira das quais no próximo domingo na deslocação ao terreno do líder Oriental, equipa que, na primeira volta, veio a Leiria arrecadar os três pontos. Desta feita, os leirienses querem devolver a façanha na mesma moeda.

Santuário de Fátima associa-se à canonização de João XXIII e João Paulo II

O Santuário de Fátima associa-se no domingo à canonização dos papas João XXIII e João Paulo II com uma evocação na missa das 11h00 no recinto, anunciou ontem a instituição.
“No dia da canonização, o Santuário de Fátima revestir-se-á de festa, convidando os peregrinos a unirem-se a este importante acontecimento da Igreja universal”, refere um boletim informativo, adiantando que “o momento mais solene terá lugar com a missa celebrada às 11h00, no recinto de oração, ocasião em que será feita a evocação das três peregrinações de João Paulo II a Fátima”.

Região assinala 40 anos da ‘revolução dos cravos’

Sessenta pais e 60 filhos de Leiria a cantar Abril e a primeira peça de teatro escrita pelo Nobel da Literatura José Saramago - que retrata a noite da revolução vivida numa redacção de um jornal - são dois dos destaques das comemorações que a Câmara Municipal pretende que sejam “participadas, dignas e memoráveis”.

José Fabião: o guardião da nossa memória colectiva

Breves segundos bastaram para José da Silva Fabião per­ce­ber que estava a olhar para uma fotografia tirada com a sua objectiva no dia 27 de Abril de 1974. A Rolleiflex 66 acompanhava este fotógrafo leiriense para todo o lado e, naquele dia não foi excepção. “Reconheço as fotografias perfeitamente. O ‘25 de Abril’ na Praça Rodrigues Lobo. Como o tempo passa”, conta.

Câmara de Leiria e Leirisport reduzem passivo em 41,2 milhões

A câmara de Leiria e a empresa municipal Leirisport reduziram o passivo em 41,2 milhões de euros em quatro anos. As contas referem-se entre a data da tomada de posse do executivo, presidido por Raul Castro (PS) – Outubro de 2009 – até Dezembro de 2013, e incluem o passivo da autarquia e o empréstimo para o estádio municipal contraído pela Leirisport, que atingira os 105,2 milhões de euros, montante que em Dezembro passado era de 63,9 milhões.

Fecho de serviços é uma “moda deste Governo” diz Raul Castro

O presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, Raul Castro, afirmou ontem que o encerramento de serviços públicos que contribuem para a desertificação do interior do país é “moda” do Governo, de coligação PSD/CDS-PP.
“Está a constatar-se que é uma moda deste Governo encerrar serviços públicos que vão contribuindo para a desertificação do interior do país”, disse Raul Castro, a propósito da possibilidade de encerramento de metade das repartições de finanças do país até ao final de maio.

Arguido assume autoria de incêndio em Ourém

O homem de 36 anos acusado do crime de incêndio florestal cometido em Agosto de 2013 em Freixianda, concelho de Ourém, assumiu ontem em tribunal a autoria do fogo, mas negou intenção.
À pergunta da magistrada do Ministério Público Lígia Bartolomeu na primeira sessão do julgamento, no Tribunal Judicial de Ourém, se chegou com o isqueiro aceso junto de feno, o arguido respondeu: “Foi”.

Actuação dos Silence 4 garantida na Feira de Maio de Leiria

Os Silence 4 vão mesmo actuar em Leiria, no âmbito das Festas da Cidade. Tal como o nosso jornal avançou esta semana, a banda vai actuar na cidade que os viu nascer, num concerto que deverá acontecer em Maio, no Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa.
A câmara de Leiria ainda não fala sobre o cartaz musical que irá animar as noites da Feira de Maio, dizendo apenas que no início da próxima semana será realizada uma conferência de imprensa, dando conta da programação.

Páginas