Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Leiria vai ter Gabinete de Apoio ao Emigrante


Foto: Luís Filipe Coito Segunda, 29 de Maio de 2017

A Câmara de Leiria assinou, no sábado, com a Direcção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas, a criação do Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE) de Leiria. A assinatura decorreu durante o III Encontro dos Gabinetes de Apoio ao Emigrante, que contou com a presença do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.
Os gabinetes têm por missão a criação de uma estrutura de apoio aos munícipes que tenham estado emigrados, que se encontrem em vias de regresso ou que ainda residam nos países de acolhimento. Informar todos os cidadãos dos seus direitos sobre os países de acolhimento, apoiar no regresso e reinserção em Portugal, contribuir para a resolução dos problemas apresentados de forma rápida, gratuita e personalizada, bem como facilitar o seu contacto e articulação com outros serviços da Administração Pública, são outros objectivos dos GAE. Os destinatários dos gabinetes são os portugueses que estão emigrados, aqueles que já regressaram, assim como todos os que pretendam iniciar um processo migratório.

No encerramento do III Encontro de Gabinetes de Apoio ao Emigrante, o ministro Augusto Santos Silva disse que o Governo aumentou em "cerca de um terço" o número de Gabinetes de Apoio ao Emigrante estrutura que considerou "uma boa ideia". Constituídos no início deste século, o ministro afirmou que o "actual Governo introduziu-lhe quatro modificações essenciais", no sentido de "reforçar essa ideia e de desenvolver esse programa". 

Leia a notícia completa na edição em papel.


Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu