Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Incêndios: Autarca de Pedrógão Grande acredita que número de mortos pode duplicar


Foto: Paulo Cunha/Lusa Domingo, 18 de Junho de 2017

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande está convencido de que o número de mortos provocados pelo incêndio que lavra desde sábado no Norte do distrito de Leiria vai ser “mais do dobro” dos 19 inicialmente anunciados. “Estou convencido de que o número de mortos vai ser mais do dobro” do que foi inicialmente indicado no local, afirmou o presidente do município, Valdemar Alves, que falava aos jornalistas em Pedrógão Grande (distrito de Leiria), ainda antes de o primeiro-ministro, António Costa, anunciar na sede da Protecção Civil em Oeiras (distrito de Lisboa) que o número de mortos subiu para 24.
De acordo com o autarca, há aldeias que ainda “não tiveram a devida inspecção pelos bombeiros”, sendo que o concelho tem muita “população muito idosa” e “não se conseguiu chegar a certos lugares por causa de o fogo” ter bloqueado estradas nacionais e municipais. Face a um incêndio alimentado por um vento “galopante”, sublinhou, algumas pessoas poderão não ter tido tempo para fugir. Algumas das vítimas já confirmadas “serão do concelho”, outras poderão ser visitantes “ou que emigraram de Pedrógão [Grande]”, acrescentou. 
Para Valdemar Alves, hoje “era impossível” travar as chamas, face ao vento muito forte e às temperaturas muito altas. No entanto, sublinhou que é necessário “políticas para gestão da floresta”.
O fogo deflagrou ao início da tarde de sábado numa área florestal em Escalos Fundeiros e alastrou-se ao município vizinho de Figueiró dos Vinhos. Segundo a página da Proteção Civil na Internet, as operações mobilizam 648 operacionais e 211 viaturas.
Das 19 pessoas dadas como mortas num primeiro balanço, 16 morreram carbonizadas dentro dos carros em que seguiam, na estrada nacional que liga Figueiró a Castanheira de Pera. Outras três pessoas morreram por inalação de fumos, no concelho de Figueiró dos Vinhos.



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu