Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Capitania do Porto da Nazaré alerta banhistas para perigos do mar


Foto: Arquivo Terça, 15 de Agosto de 2017

A Capitania do Porto da Nazaré emitiu um comunicado a alertar os banhistas para as correntes junto à praia e para o cuidado a ter de forma a "reduzir riscos". Entre os "processos oceanográficos" à beira-       -mar que podem constituir perigo, a capitania destaca a rebentação das ondas, a corrente de deriva litoral e os agueiros.
Sobre o primeiro, o Comandante da Capitania do Porto da Nazaré, Paulo Agostinho, adi­anta, no documento, que  "prai­as com declives mais acentuados originam uma rebentação mais forte e perigosa", pelo que, quando a altura da onda é gran­de e o declive da beira-mar é forte, as ondas colapsam directamente na face da praia e originam um escoamento de retorno capaz de "derrubar as crianças e as pessoas mais idosas, arrastando-as de volta para o mar".
Por outro lado, quando as ondas chegam à praia orientadas de forma oblíqua à linha de costa, forma-se uma corrente ao longo da praia capaz de "deslocar um banhista distraído algumas dezenas de metros", refere o mesmo responsável. 

Leia a notícia completa na edição em papel.


Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu