Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Município da Batalha protege pedreiras que estiveram na origem do Mosteiro


Quinta, 17 de Agosto de 2017

O município da Batalha anunciou que está a proteger as pedreiras que estiveram na origem do Mosteiro de Santa Maria da Vitória, tendo em conta que a exploração de pedra é um dos sectores económicos mais determinantes no concelho.
O presidente da Câmara da Batalha, Paulo Batista Santos, disse à agência Lusa que procedeu à fixação da Zona Especial de Proteção do Sítio de Interesse Municipal da Pedreira Histórica de Valinho do Rei e do Sítio de Interesse Municipal da Pedreira Histórica de Pidiogo, na freguesia de Reguen­go do Fétal, para proteger os espaços que estiveram na origem do Mosteiro de Santa Maria da Vitória. “As pedreiras históricas já estavam classificadas, mas apenas o sítio. Havia alguma pressão para a exploração de pedra, pelo que decidimos criar uma zona especial de protecção de 50 metros para que os locais ficassem salvaguardados”, assegurou.
O autarca revelou ainda que está a ser desenvolvido um projecto com especialistas da Universidade de Aveiro e com a Direção Geral do Património Cultural para ser criado um espaço “com potencial cultural e arqueológico que tem ligações com a construção do Mosteiro da Batalha”.

Leia a notícia completa na edição em papel.


Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu