Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Pataias: Três mil hectares ardidos e 10 habitações destruídas


Quinta, 19 de Outubro de 2017

O fogo que deflagrou no domingo consumiu três mil hectares de floresta em Alcobaça, distrito de Leiria, onde arderam dez habitações de segunda habitação, informou o presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio.
O autarca teme agora que o incêndio que fustigou o concelho possa ter "impactos no âmbito do turismo", recordando que a floresta que ardeu situa-se junto à orla marítima, afectando todas as praias no Norte do concelho de Alcobaça.
O fogo criou "um problema ambiental brutal", sendo necessário salvaguardar agora os aquíferos, que podem ser contaminados pela matéria ardida, disse Paulo Inácio, que falava aos jornalistas após uma reunião de autarcas do distrito com o ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos.
Além disso, será também necessário "proceder ao corte de árvores junto da rede rodoviária", face ao perigo de estas caírem para as estradas.Nesse sentido, apelou a que haja uma articulação entre municípios e Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) para que se possa avançar com a acção de forma "imediata".

 

Leia a notícia completa na edição em papel.


Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu