Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Pedrógão Grande: Incêndio de há meio ano fez 66 mortos


Foto: LFC/Arquivo Sexta, 15 de Dezembro de 2017

Sessenta e seis mortos, mais de 250 feridos e 500 casas destruídas. Domingo faz meio ano que deflagrou o grande incêndio de 17 de Junho no Norte do distrito.

O incêndio que deflagrou há seis meses no concelho de Pedrógão Grande e que alastrou a concelhos vizinhos fez 66 mortos e 253 feridos, sete dos quais graves, destruiu meio milhar de casas e quase 50 empresas. Quarenta e sete das vítimas mortais seguiam em viaturas, no dia 17 de junho, e ficaram cercadas pelas chamas na EN (estrada nacional) 236-1, entre Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos ou em acessos a esta via. Este incêndio deflagrou em Escalos Fundeiros, no concelho pedroguense. Extintas passado uma semana, as chamas vieram, em 20 de Junho, a juntar-se às do fogo que eclodiu no município de Góis (distrito de Coimbra), em Fonte Limpa.
Estes fogos devastaram cerca de 53 mil hectares (ha) de território, 20.000ha dos quais de floresta, sobretudo dos municípios de Pedrógão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos, no distrito de Leiria, de Góis, Penela e Pampilhosa da Serra (Coimbra) e da Sertã (Castelo Branco), mas também de Alvaiázere e Ansião (Leiria), de Arganil (Coimbra) e de Oleiros (Castelo Branco).

Leia a notícia completa na edição em papel.


Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu