Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

País está de luto pela morte do ‘pai’ do SNS


Terça, 22 de Maio de 2018

O antigo ministro dos Assuntos Sociais António Arnaut, fundador do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e co-fundador do PS, morreu ontem, em Coimbra, aos 82 anos. António Arnaut, advogado, nasceu na Cumeeira, Penela, distrito de Coimbra, em 28 de Janeiro de 1936, e estava internado nos hospitais da Universidade de Coimbra.
Presidente honorário do PS desde 2016, António Arnaut foi ministro dos Assuntos Sociais no II Governo Constitucional, Grão-Mestre do Grande Orien­te Lusitano e foi agraciado com o grau de Grande-Oficial da Ordem da Liberdade e com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade. Poeta e escritor, António Arnaut envolveu-se desde jovem na oposição ao Estado Novo e participou na comissão distrital de Coimbra da candidatura presidencial de Humberto Delgado.
O corpo de António Arnaut  está em câmara ardente na Igreja do Convento de São Francisco, em Coimbra e o  funeral realiza-se hoje, pelas 18h00, no Cemitério Oriental da Figueira da Foz, onde o corpo será cremado. 
O Presidente da República  declarou um dia de luto nacional em memória do antigo ministro António Arnaut, e cancelou a sua agenda para hoje. Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou a morte de António Arnaut lembrando-o como um “cidadão impoluto” que foi um “lutador pela liberdade e pela democracia” e “criador do Serviço Nacional de Saúde (SNS)”.

Leia a notícia completa na edição em papel.


Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu