Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

A tradição ainda é o que era nas Festas dos Milagres


foto: DR Sexta, 25 de Maio de 2018

A freguesia de Milagres, no concelho de Leiria, prepara-se para viver três dias de festa em que a componente religiosa se junta à folia da música popular e dos bailaricos tradicionais. Trata-se da festa em honra de Nossa Senhora da Graça, que arranca hoje e prolonga-se até domingo, onde são esperadas milhares de pessoas nos três dias de festa.
As festas em honra de Nossa Senhora da Graça são seculares e realizam-se desde o culto no Santuário dos Milagres. No seu início, a festa era organizada pela irmandade de Nossa Senhora da Graça, em que a procissão era feita pelas ruas da freguesia durante um mês e sempre de noite. Além disso, as ruas eram cobertas com feno e o percurso marcado por centenas de velas, havendo missa em todos os lugares da freguesia. 
Com o passar dos anos a tradição foi perdendo fulgor até que, na década de 90, um popular, que sofreu um acidente de viação decidiu revitalizar as festas como forma de agradecimento a Nossa Senhora da Graça por o acidente não ter tido consequências mais graves. A partir daí, a festa ganhou nova pujança, nomeadamente junto da população mais jovem que, ao longo dos anos, tem sido responsável pela organização e dinamização das festas, nunca deixando de parte a componente religiosa que continua a atrair muitos fiéis.

Leia a notícia completa na edição em papel.


Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu