Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Polémica ‘obriga’ a mudar concertos do Extramuralhas de igreja para museu


Helena Amaro / foto: LFC/Arquivo Sexta, 10 de Agosto de 2018

Os concertos do Festival Extramuralhas inicialmente programados para a antiga Igreja da Misericórdia, actualmente  Centro de Diálogo Intercultural, vão ser realizados no Museu de Leiria, anunciou esta semana a Câmara Municipal. O motivo: a “recente polémica gerada em torno da utilização deste espaço dessacralizado para um espectáculo de dança”. 
O programa previa a realização de dois concertos nos dias 24 e 25, na Igreja da Misericórdia, que irão, assim, realizar-se no Museu de Leiria, com acesso gratuito, nomeadamente o espectáculo do alemão Christian Wolz, que irá estrear-se em Portugal; e o grupo Rïcïnn, oriundos de França, que têm Laure Le Prunenec como mentora de um projecto que também é estreia em território português.
Com esta alteração, a Câmara de Leiria pretende “garantir que o Extramuralhas se realize com o espírito festivo que lhe é tão característico e evitar que possa ser associado a uma polémica a que é totalmente alheio”, esclarece o município num comunicado emitido anteontem, que entretanto também foi divulgado pela Fade In – Associação de Acção Cultural, organizadora do Extramuralhas. “Apesar da mudança, garantimos que os concertos no Museu de Leiria terão as melhores condições para este evento, que constitui um marco da programação cultural de Leiria”, assegura a câmara.

Leia a notícia completa na edição em papel.


Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu