Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19/Alcobaça: Hospital de campanha com 35 camas cedidas pelas Forças Armadas


foto: DR Segunda, 30 de Março de 2020

O Pavilhão Desportivo de Alcobaça está transformado num hospital de campanha, com 35 camas cedidas pelas Forças Armadas e que está a receber doentes desde sábado.
As camas foram entregues na sexta-feira pelos Fuzileiros de Almada que, segundo o presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, “previam entregar 40 unidades, mas tiveram que reduzir para 35, dado o grande número de solicitações”.
As camas estão instaladas no Pavilhão Desportivo de Alcobaça, onde a autarquia procedeu à colocação de “um piso próprio para este tipo de hospitais” e cuja desinfecção já foi também efectuada.
O pavilhão dispõe de vários sanitários, balneários e “gabinetes que podem ser utilizados pelos profissionais de saúde, para situações de descanso se houver essa necessidade”, disse Paulo Inácio à agência Lusa.
O futuro hospital de campanha está a ser tecnicamente acompanhado pelo Hospital de Leiria, unidade de referência para os utentes de Alcobaça, e pelo Centro Hospitalar do Oeste, onde se integra o Hospital das Caldas da Rainha, geograficamente mais próximo das freguesias do Sul do concelho. Os dois hospitais tinham previsto avaliar na sexta-feira se o espaço cumpre “as exigências técnicas” de um hospital de campanha, que Paulo Inácio admite poder vir a ser usado “para dar resposta a instituições de solidariedade social, se se verificarem situações graves ou de dificul­dade em cuidar dos utentes por insuficiência de meios ou de trabalhadores”.
Na reunião com as unidades hospitalares estava também previsto a definição do número de profissionais de saúde e auxiliares necessário ao funcionamento do hospital, ficando a autarquia do distrito de Leiria responsável pela limpeza do espaço.
A abertura do hospital de campanha insere-se no plano de contingência traçado pela Câmara de Alcobaça para responder à crise pandémica causada pelo novo coronavírus.



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu