Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Pombal: Utentes e funcionários de lar testados à Covid-19


foto: DR Segunda, 30 de Março de 2020

Técnicos de saúde estiveram ontem no lar da Associação Sócio-Cultural da Cumieira e Circunvizinhos, para realizar testes Covid-19 a todos os utentes e trabalhadores da instituição. “Uma acção articulada entre o Município de Pom­bal, o Centro Hospitalar de Leiria e a Autoridade de Saúde”, informou, em nota de imprensa, a Câmara Municipal.
A iniciativa surge após a morte de dois utentes, cujos testes ‘post-mortem’ confirmaram contaminação pelo novo Coronavírus, e depois de ter sido diagnosticados mais seis infectados em utentes e funcionários.
A instituição, da freguesia de Pombal, tem sido, assim, o foco das atenções das diversas entidades, tendo o Delegado de Saúde afirmado que “é uma preocupação muito grande”.
Entretanto, a associação apelou ao voluntariado e à entrega de material de protecção individual, como fatos, máscaras e luvas. "Temos falta de pessoas para trabalhar. Já tentámos encontrar voluntários, mas é difícil, porque ninguém quer vir trabalhar para um local onde há infectados [por Covid-19]", lamentou o presidente da direcção à agência Lusa.
A dificuldade é sentida tendo em conta a falta de funcionários para substituir os que se encontram em quarentena.
Joaquim Silva informava, ainda, que estava a ser articulado com outras instituições a retirada dos utentes. “À partida irão para uma casa da Cruz Vermelha na praia do Pedrógão”, no concelho de Leiria, revelou. 



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu