Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19: Centro Hospitalar de Leiria admite “falta” pontual de equipamentos e de produtos


texto: M.P. / foto: LFC/Arquivo Segunda, 30 de Março de 2020

O Conselho de Administração  CA) do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) admite “pontualmente” a existência “de falta de equipamentos e de produtos” para combate à pandemia do novo coronavírus, por haver também “falta no mercado”, mas garante que o CHL “tem à sua disposição recursos financeiros que lhe permitem adquirir todos os equipamentos de que necessita”.
“Esta carência [equipamentos e produtos], que sucede pontualmente no CHL e é generalizada a toda a Europa e a todo o mundo, está a ser combatida pelas autoridades de saúde e pelo Governo, com aquisições massivas nos mercados externos e pelo estímulo à indústria portuguesa para fabricar esses equipamentos e produtos”, afirma Licínio Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL, citado numa nota de imprensa.
Perante o quadro, o CA refere que “não está na origem nem se associa a quaisquer apelos a donativos, tenham eles a origem que tiverem, pois esses apelos não correspondem a verdadeiras necessidades imediatas de recursos financeiros”. “Verdadeiramente importantes são os esforços da comunidade científica e da indústria da região e do País para a concepção e pro­dução de ventiladores e equipamentos de protecção individual, como máscaras, batas, óculos e viseiras de protecção”, frisa o presidente do CA do CHL, que convida as empresas e os cidadãos a apoiarem esses esforços, acrescentando que “a pedido de inúmeras empresas e cidadãos”, foi aberta uma “conta específica” para receber donativos.
O presidente do CA “agradece” à população da região “pela parcimónia e racionalidade com que tem acorrido às urgências das unidades do CHL”, apelando para que prossiga o esforço de contenção no recurso às urgências e aos outros serviços do CHL.
“Muito importante, antes de mais, e verdadeiramente crítico para a capacidade de resposta do CHL à pandemia, que os cidadãos se mantenham em ca­sa, em isolamento social, para quebrar as cadeias de contaminação e travar o recrudescimento da pandemia”, reforça o administrador. 



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu