Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19: Ansiedade, sintomas depressivos e medo face ao futuro motivam pedidos de ajuda nas linhas do SNS


foto: DR Quarta, 27 de Maio de 2020

Conselho Regional de Saúde Mental da ARSC tem desde Março um plano de acção para enfrentar a pandemia de Covid-19. O psiquiatra João Redondo, coordenador, fala, em entrevista, das necessidades identificadas e das respostas accionadas na região Centro.

Diário de Leiria A actual pandemia de Covid-19 abalou profundamente as nossas vidas. A perturbação causada ao nível da saúde mental da população começa agora a vislumbrar-se e requer intervenção. Que papel tem, neste contexto, o Conselho Regional de Saúde Mental da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC)? 

João Redondo O Conselho Regional de Saúde Mental apresentou a 17 Março, à Administração Regional de Saúde do Centro, o seu Plano de Acção Covid-19. Neste documento, sinaliza um conjunto de recomendações para a definição das estratégias ao nível da prevenção e prestação de cuidados de saúde mental na nossa região. O plano reforça também, e no âmbito das respostas em saúde mental, a importância de se concentrarem os recursos disponíveis nas áreas mais vulneráveis e expostas aos efeitos da pandemia, acautelando níveis adequados de funcionamento e a manutenção de respostas essenciais a doentes com perturbação mental e suas famílias, assim como à população em geral e aos profissionais de saúde.

(toda a entrevista na edição impressa)

Leia a notícia completa na edição em papel.


Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu