Última Hora
Pub

Leiria lança ‘Stay Lab’ para ligar estudo, convívio e jovens artistas

A autarquia tem a expectativa de que a nova solução se assuma como “espaço de encontro, ‘networking’ e socialização”, contribuindo para “partilhas criativas, mas também de estudo e de trabalho colaborativo”, ao mesmo tempo que pode acolher “eventos e exposições e workshops e oficinas”

Um espaço destinado ao estudo e convívio entre jovens e também pensado para lançar artistas emergentes foi inaugurado ontem, no centro de Leiria pelo município.
Batizada ‘Stay Lab’, a nova área está instalada na Galeria Manuel Artur Santos, no Mercado de Santana, e surge na sequência do debate ocorrido na Assembleia de Jovens Deputados, um dos momentos do Projeto Educativo Municipal.
“Os jovens identificaram a necessidade de disponibilização de um espaço na cidade para estudarem, mas também de convívio”, explicou à agência Lusa a vereadora da Educação e Cultura, Anabela Graça.
A partir dessa auscultação, a Câmara criou uma solução que vai mais longe do que o solicitado, “considerando que todas as escolas fazem parte do Plano Nacional das Artes”. “Verifica-se a necessidade de acrescentar este equipamento à função anteriormente existente, a de espaço expositivo. Mas pretende-se que o ‘Stay Lab’ seja também um palco para artistas jovens emergentes, nomeadamente nas áreas da pintura, da fotografia, do multimédia, da dança e da música”, detalhou.
‘Stay Lab’ terá acesso gratuito, “incentivando a participação e o envolvimento de todos os jovens interessados em fazer parte deste movimento criativo”, cuja ação terá foco especial na “estreita colaboração com escolas e universidades, com integração no Plano Nacional das Artes”.
A autarquia tem a expectativa de que a nova solução se assuma como “espaço de encontro, ‘networking’ e socialização”, contribuindo para “partilhas criativas, mas também de estudo e de trabalho colaborativo”, ao mesmo tempo que pode acolher “eventos e exposições e workshops e oficinas”.
Em paralelo, será mais um palco para a agenda cultural da cidade e manterá uma ligação à Leiria Cidade Criativa da Música, “abrindo portas ao ‘diálogo’ com espetáculos de teatro, concertos e outras manifestações criativas, dirigidas ao público escolar”.

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right