Última Hora
Leriashoppingagendadenatal
Cml Leiria Natal
Pub

Proteção Civil alerta para chuva forte no Algarve

A Proteção Civil alertou hoje a população do Algarve para episódios de vento e chuva “forte e muito frequente” que poderão causar cheias ou inundações entre hoje e sexta-feira

O Centro de Coordenação Operacional Regional do Algarve da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) advertiu num comunicado, que nas próximas 48 horas podem registar-se “60 a 90 milímetros de precipitação em 24 horas”, chuva que vai estar acompanhada por “vento até 30 quilómetros por hora, com rajadas até 80 quilómetros por hora nas terras altas”.

O alerta da Proteção Civil que tem por base as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), aponta também para a ocorrência de trovoada e para a possibilidade de fenómenos extremos de vento, devendo as deslocações ser restringidas ao “mínimo essencial”.

As chuvas fortes poderão afetar as ribeiras do distrito de Faro e causar “uma subida de caudais afluentes a Albufeira, Faro e Tavira”, no sotavento, e Aljezur, no barlavento, refere também a Proteção Civil algarvia.

O agravamento das condições meteorológicas no Algarve previsto para as próximas 48 horas vai causar “episódios típicos das estações de transição, com a ocorrência das primeiras chuvas”, que favorecem “inundações em zonas urbanas” por acumulação de águas pluviais e obstrução dos sistemas de escoamento e “cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água”, como rios e ribeiras.

O arrastamento de objetos soltos para as estradas e o desprendimento de estruturas móveis ou mal fixadas, “por efeito de episódios de vento forte”, são também situações para as quais a população deve estar alerta, acrescentou.

A Proteção Civil pediu à população que adote comportamentos adequados ao agravamento meteorológico, como a “desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais”, a retirada de objetos que possam ser arrastados ou obstaculizem a sua drenagem ou a fixação de estruturas soltas.

As zonas inundadas também não devem ser atravessadas para evitar arrastamento de pessoas ou viaturas, referiu ainda a Proteção Civil, pedindo à população uma “atenção redobrada às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança”.

Outubro 10, 2024 . 17:42

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right