Última Hora
Pub

Mimo celebra 28 anos com programa cultural

Nos dias 7 e 8 de dezembro, há diversas atividades culturais e artísticas no Mimo, pensadas para públicos de todas as idades

O Mimo - Museu da Imagem em Movimento celebra o seu 28.º aniversário com um programa “especial e eclético”, que se estende por todo o fim de semana, nos dias 7 e 8 de dezembro, com diversas atividades culturais e artísticas, pensadas para públicos de todas as idades, anunciou o município.
Durante este evento, o museu oferece uma programação diversificada, que inclui visitas orientadas, conversas com artistas, sessões de cinema, visitas dançadas e a inauguração de duas exposições de grande relevância: uma de fotografia e outra de astrofotografia.
No sábado, dia 7, a partir das 15h00, haverá uma visita orientada à exposição ‘Artistas na Fábrica – Tereza Arriaga, Jorge de Oliveira, Manuela Filipe – 1943-1945’. Conduzida pela por Raquel Henriques da Silva, esta visita proporciona uma visão aprofundada da exposição que reúne obras de três artistas icónicos da arte portuguesa do século XX.
Pelas 16h30, o colóquio ‘Fotografia, Neorrealismo e Contemporaneidade’ propõe uma reflexão sobre o papel da fotografia no contexto histórico e artístico português, com intervenções de Emília Tavares, curadora de fotografia e novos media no Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado; Hugo Pereira, investigador da Universidade NOVA de Lisboa; e Susana Martins, professora assistente na NOVA-FCSH / IN2PAST) como moderadora.
No domingo, a partir das 10h00, há uma sessão especial para famílias conduzida pela artista Inesa Markava, explorando o movimento e a criatividade.
Uma hora mais tarde, chega a ‘Monstrinha’. Fruto da parceria com a Monstra – Festival de Animação de Lisboa, o Mimo preparou uma sessão especial para famílias com curtas-metragens de animação destinadas ao público a partir de três anos.
Pelas 16h00, é inaugurada a exposição ‘O Espaço Dentro de Nós’, de Rui Santos. A mostra “oferece uma jornada pelo cosmos, convidando os visitantes a explorar nebulosas, galáxias e cometas enquanto refletem sobre os mistérios do universo e a espiritualidade da condição humana”, esclarece a Câmara em comunicado, acrescentando que a exposição pode ser visitada até 9 de março de 2025.
Segue-se a inauguração de uma outra mostra, ‘A Turtle with a Broken Back’, de Tiago Casanova.
Esta exposição fotográfica “explora a realidade de São Tomé e Príncipe, abordando os desafios enfrentados pelas comunidades locais, incluindo a escassez de recursos e as mudanças climáticas” e estará em exibição até 23 de fevereiro de 2025.
O Mimo “convida todos a participar nas atividades comemorativas do seu aniversário, explorar as exposições e partilhar este evento de arte e cultura. Algumas atividades exigem inscrição prévia, por isso, não perca a oportunidade de garantir o seu lugar”, propõe aquele espaço cultural do concelho de Leiria. |

Novembro 26, 2024 . 08:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right