Trail da Amizade regressa a Ansião para uma 3.ª edição com muitas novidades
O Trail da Amizade está de regresso a Santiago da Guarda, no concelho de Ansião, e cheio de novidades, hoje e domingo, prometendo superar-se a si próprio nesta que será a sua 3.ª edição depois de duas que excederam expectativas de atletas e organização.
Apesar de recente, o Trail da Amizade tem-se apresentado ao país ao mais alto nível, quer pelo número de participantes anormalmente elevado para uma prova ainda com pouco historial (mais 1.200 inscritos em 2023), quer pelo nível de organização e por todo o apoio logístico contando com a ajuda de mais 150 voluntários.
“De entre todos os fatores que contribuem para o sucesso desta prova, gostamos de acreditar que o principal é mesmo o fator humano: pela entrega e determinação dos voluntários do CAAS - Centro de Amizade e Animação Social de Santiago da Guarda pela mobilização absolutamente impressionante que se gerou em torno deste projeto”, refere a organização a cargo do CAAS, numa nota de imprensa.
Este ano, Trail da Amizade apresenta algumas novidades. A organização acredita que ainda consegue inovar, melhorar e crescer (a expectativa é para 1.500 atletas vindos de todo o país e além fronteiras). Garantido está já o facto de o Trail contar com três distâncias a contabilizar para o UTMB Index (by UTMB World Series) e Circuito Internacional de Trail (ITRA); duas distâncias a contabilizar para os Circuitos Distritais de Leiria e as quatro distâncias cronometradas inseridas nos Circuitos Nacionais de Trail (ATRP), destacando o Ultra e Jovem na Série 150 e o Longo e Sprint na Série 100. Localmente, contará ainda para o 5.º Campeonato Municipal de Trail de Ansião.
De resto, e desde logo quando se fala em novidades, importa destacar a aposta numa distância Ultra, com o UTA – Ultra Trail da Amizade, que contará com mais de 50 quilómetros (km) e ainda a figura TCE – Trail da Amizade Challenge Extreme que desafia os atletas a fazerem o UTA amanhã e o TLA – Trail Longo da Amizade (32 km) no domingo.
A organização prevê ainda, à semelhança daquilo que já fez na edição anterior para o TLA e TCA – Trail Curto da Amizade, prémios monetários “bastante convidativos” também para o UTA e para aqueles que aceitarem o desafio do TCE.
No caso do UTA, e bem demonstrativo daquela que está a ser a aposta do CAAS nesta distância, importa referir ainda uma outra novidade (pouco ou nunca vista em Portugal) que a organização está a propor: a entrega de tshirts a atletas (masculino e feminino) que consigam vencer ou superar-se nos desafios lançados pela organização.
Nesta edição, à semelhança das anteriores, existirá ainda o Trail da Amizade Kids, um momento dedicado aos mais novos que já se sintam inspirados pela modalidade, além de promover e consciencializar para hábitos de vida saudáveis por via da prática regular de desporto. O Kids ocorrerá hoje no período da manhã, logo após o início do Trail Ultra.
Destaque também para o facto de os padrinhos da edição transata, os bem conhecidos e atuais Campeões Nacionais Trail Ultra – Miguel Arsénio e Inês Marques – terem sido apresentados pela organização como ‘Embaixadores Trail da Amizade’. Já o Embaixador da Caminhada continuará a ser Luís Jesus.
Para padrinhos desta edição, a organização convidou dois jovens que, ainda que “recentes” na modalidade, dão já provas de que o futuro da modalidade em Portugal está garantido ao mais alto nível, tratando-se de João Janeiro e Beatriz Alves.
As inscrições estão encerradas para todas as distâncias com exceção do UTA 50k.