Última Hora
Leria Pub Banner Novo
20250319 Dl Pubtopomensal Leiriarun 1160x400
Pub

Atletas de Leiria nos Jogos Mundiais de Inverno

Competição arrancou ontem, em Turim, Itália. Movimento Special Olympics Portugal participa pela primeira vez e conta com atletas de instituições de Leiria, Covilhã, Manteigas, Guarda e Lisboa.

O movimento Special Olympics Portugal participa pela primeira vez nos Jogos Mundiais de Inverno, que arrancam ontem e prolongam-se até 15 de março, em Turim, Itália, com 12 atletas, nas modalidades de esqui alpino, snowboard e dança desportiva.

Depois de várias presenças em Jogos Mundiais e Jogos Europeus de verão dos Special Olympics, destinados a pessoas com deficiência intelectual, o presidente do movimento em Portugal, António Marques, considera esta primeira participação uma experiência diferente e uma forma de alargar o número de desportos abrangidos.

“É uma primeira experiência, interessante, e a importância é relevante, porque temos vindo a aumentar muito as disciplinas, as modalidades, entre as quais as de inverno”, disse o presidente do Special Olympics Portugal, António Marques, em declarações à agência Lusa.

O responsável espera que esta primeira participação, com uma “pequena comitiva” de 12 atletas e 20 pessoas, sirva de incentivo para que outras instituições se iniciem em novas modalidades, embora tenha reconhecido a dificuldade acrescida em praticar disciplinas de inverno, devido à escassez de infraestruturas.

Em Turim vão estar atletas de instituições da Covilhã, Manteigas, Guarda, Leiria e Lisboa.

Segundo António Marques, também presidente da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) da Covilhã, no distrito de Castelo Branco, a preparação incluiu um fim de semana na serra da Estrela e outro numa pista artificial em Madrid, Espanha.

O presidente do Special Olympics Portugal sublinhou que a presença nos Jogos Mundiais de Inverno “vai ser uma festa” e, mais do que resultados, o que se procura é utilizar o desporto como veículo para melhorar a autoestima, a autonomia e as competências sociais dos atletas.

“É um momento importante para os atletas como experiência social, independentemente dos resultados, porque o desporto tem essa particularidade, de ser uma excelente forma de inclusão”, acrescentou António Marques.

O movimento Special Olympics existe desde 1968 (desde 2001 em solo luso) e Portugal participou nos Jogos Mundiais Dublin2003, Shangai2007, Atenas2011, Los Angeles2015, Abu Dhabi2019 e Berlim2023, com delegações cada vez maiores.

As provas são organizadas numa lógica de integração e de competição entre iguais, o que significa que é implementado o ‘divisioning’, com os atletas inscritos em séries com tempos semelhantes.

Os Jogos Mundiais de Inverno Turim2025 contam com a participação de mais de dois mil atletas de 103 países.

A comitiva portuguesa é composta por 12 atletas, cinco técnicos, um elemento do departamento médico e dois delegados.

Março 9, 2025 . 14:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right