Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Álvaro Madureira alerta para aumento da criminalidade e para o hospital de Leiria ter sido “esquecido”


Foto: Luís Filipe Coito Quarta, 24 de Maio de 2023

O vereador da oposição Álvaro Madureira, eleito pelo PSD e agora independente, elencou vários problemas que assolam o concelho de Leiria, com destaque para o setor da saúde e da segurança.
No seu discurso na sessão solene do Dia do Município, o vereador falou da necessidade “urgente” de ampliação dos centros de saúde Gorjão Henriques (Leiria) e Arnaldo Sampaio (Marrazes), para além de sinalizar que o hospital de Leiria “continua esquecido”.
“O orçamento de Estado teima em não alocar verbas para a construção de uma urgência adequada à população que aí ocorre e os médicos continuam a ser insuficientes nas freguesias, junto das populações mais idosas e debilitadas”, frisou, destacando ainda os tempos de espera para consultas de especialidade e cirurgia que “nos envergonham como sociedade”.
No que toca à segurança, Álvaro Madureira refere que criminalidade geral aumentou cerca de 15% no distrito de Leiria, (dados de 2022), com um aumento de 20% da criminalidade violenta.
“Reiteramos para Leiria, o apelo de mais meios humanos e materiais com polícia presente nas ruas e a efetividade da amplificação da videovigilância, como já projetado”, vincou.
Alertando para a dificuldade de acesso à habitação a preços acessíveis, o baixo salário auferido no trabalho especializado e a “calamidade” dos incêndios em que será necessário “um investimento maior na vigilância”, Álvaro Madureira elencou ainda várias necessidades no concelho, nomeadamente “desenvolver uma revisão do PDM”, “corrigir as assimetrias entre as diversas freguesias e a cidade, alocando mais investimentos”, a “criação de parques de estacionamento, nomeadamente junto ao Centro de Saúde Gorjão Henriques e na Avenida Papa Francisco, entre outros”, e a “criação de uma circular externa norte que ligue as áreas industriais de Barosa à N109, Zicofa e Pousos, com a aquisição dos antigos areeiros para a construção da Expo-Leiria, a norte dos Marrazes”.
Além disso, o vereador da oposição referiu a necessidade de se resolver “os problemas estruturais da Avenida Heróis de Angola”, efetivar a “conclusão do Centro Escolar dos Marrazes e requalificação do restante parque escolar”, avançar com a “despoluição do rio Lis, identificando e resolvendo todos os pontos de descarga de esgotos para o rio”, a “concretização do tratamento dos efluentes suinícolas”, a “construção de um Parque Verde e de Lazer” na Mata da Curvachia, a valorização ambiental de vários locais no concelho e a “construção de ponte pedonal e com ciclovia entre Parceiros e Leiria”.

Palavra aos jovens
Na mesma cerimónia, o presidente da Mesa da Assembleia Municipal de Leiria, António Sales, destacou os desafios “geracionais” que o país está a atravessar, preconizando uma maior capacidade para “reter talento jovem”, sendo esta a “geração mais qualificada de sempre”.
Além disso, António Sales falou de uma cidade que precisa de ser “mais atrativa para os jovens”: “Olhamos para o futuro de Leiria como um projeto intergeracional, sustentado nas pessoas e direcionado para as pessoas”.
Já Cristiana Pinto, a deputada (PS) mais jovem da Assembleia Municipal, falou dos jovens como “agentes ativos” na construção da cidade, destacando ainda que cada leiriense é “embaixador” da cidade.
“Acabamos por nos esquecer o quanto somos empreendedores, pessoas que sabem receber bem e somos extremamente trabalhadores”, sublinhou, enaltecendo ainda a gastronomia e os agentes desportivos do concelho, para além do seu “enorme tecido de pequenas e médias empresas de sucesso”. “É importante que esta valorização comece internamente”, concluiu.J.R.



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu