Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Faleceu Arménio Vasconcelos


Foto: António Nunes Quarta, 24 de Maio de 2023
Morreu hoje o leiriense e autor de várias obras literárias, Arménio Vasconcelos, vítima de doença.

Arménio Vasconcelos era pai do já falecido João Vasconcelos, ex-secretário de Estado da Indústria e de Filipe Vasconcelos, um dos responsáveis pela organização do Leiria Sobre Rodas.

Licenciado em Direito e Engenheiro Técnico Agrário, Arménio Vasconcelos, natural de Castro Daire, onde nasceu em 1942, destacou-se por um percurso extraordinário ligado às artes.

Autor de várias obras literárias, exerceu ainda cargos de direção em diversas instituições de índole social, cultural e recreativo.

Reconhecido pela sua intervenção cultural e cívica em Portugal e no estrangeiro, é cidadão honorário do Município do Rio de Janeiro, tendo recebido múltiplas condecorações da academia daquele país, nomeadamente a de Comendador Grande - Oficial da Ordem do Mérito das Belas Artes do Brasil.

Arménio Vasconcelos recebeu o galardão e diploma do município de Leiria em 1993, pelo alto contributo que deu aos valores históricos e culturais da região, particularmente à poesia, música e etnografia, tendo sido igualmente homenageado pela Ordem dos Advogados Portugueses, Exército Português, pelos Municípios de Vila Real, Figueiró dos Vinhos, Pinhel, tal como por inúmeras instituições de índole cultural.

Numa nota, o município de Leiria manifestou pesar perante a morte de Arménio dos Santos Vasconcelos “e associa-se ao luto e à dor sentida pela família e amigos mais próximos”.



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu