Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Furtos no interior de residências na Marinha Grande levam PSP a emitir alerta


Fotografia: Arquivo Quarta, 24 de Maio de 2023

O Comando Distrital de Leiria da PSP emitiu hoje em comunicado um alerta, por ter vindo a registar, nos últimos dias, “diversos furtos no interior de residências” na Marinha Grande.
Dirigindo-se à população da Marinha Grande, a PSP deixou alguns conselhos de segurança e medidas preventivas que podem evitar novos furtos, “pese embora estejam em curso diligências de investigação tendentes a suster o fenómeno e responsabilizar os seus autores”, refere a força de segurança.
Entre as recomendações, a PSP aconselha que se verifique se as portas principais dos prédios estão “sempre fechadas” e, quando alguém toca a alguma campainha de qualquer fração, os inquilinos devem ter a certeza “que se trata efetivamente de alguém conhecido e destinado à sua fração”. “Não abra a porta caso a intenção seja contactar com outro vizinho”, alertam.
A PSP lembra também que é importante deixar os portões das garagens do condomínio fechados “na totalidade” e, no caso de ausência prolongada de casa, a PSP ou outra autoridade policial da zona devem ser informados.
“Evite acumular correspondência na caixa do correio e coloque na mesma uma fechadura segura”, avisa a PSP, acrescentando que “bilhetes na porta, janela ou caixa do correio” que possam indicar ausência também não são recomendados.
As cópias das chaves das residências devem ser todas guardadas “num local seguro” e, na instalação numa nova residência, a PSP recomenda que as fechaduras sejam trocadas, principalmente em habitações que já tenham tido outros moradores.
A referida força de segurança adiciona que devem ser adotados mecanismos que dificultem “a entradas” nas residências, como “dispositivos de autoproteção”, tal como alarmes ou câmaras de videovigilância, óculo e corrente de segurança na porta.
“Sempre que verifique/detete algo de anormal, nomeadamente barulhos, viaturas estranhas à zona a circular a baixa velocidade ou estacionadas com alguém no interior, alerte de imediato a polícia para que seja verificado, com a maior brevidade possível, se existe algo de ilícito em curso ou em preparação”, menciona a PSP.
No caso de surgir “a dúvida”, devem ser anotadas “matrículas, marcas, cores das viaturas e características dos suspeitos”, de forma a fornecer estes dados à polícia.



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu