Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Jovens diabéticos e profissionais de saúde realizam um ‘Fim de Semana Radical com a Diabetes’


Foto: DR Sexta, 26 de Maio de 2023

A equipa de Diabetes Pediátrica do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) realiza, entre hoje e domingo, a oitava edição do ‘Fim de Semana Radical com a Diabetes’, destinado aos jovens diabéticos seguidos nas consultas de Pediatria/Diabetes do Hospital de Santo André (HSA), unidade de Leiria do CHL.

Este encontro irá decorrer novamente na Quinta da Escola, em Alvados, e vão usufruir da experiência 20 adolescentes diabéticos entre os 12 e os 18 anos, alguns já repetentes. São acompanhados pelos elementos da equipa de Diabetes Pediátrica do CHL: três pediatras, duas enfermeiras de Pediatria, uma nutricionista e três médicos internos de Pediatria.

O programa inclui atividades radicais como slide, escalada, canoagem, caminhada, piscina e arborismo, provando aos jovens que podem ser ativos e ‘radicais’, em segurança. Durante o fim de semana, os profissionais de saúde vão desenvolver atividades pedagógicas formais e oportunas, inseridas nas atividades do dia a dia.

“O sucesso das edições anteriores motiva a equipa a continuar. É gratificante promover a criação de amizades entre estes jovens, assim como a partilha de experiências e a aquisição de competências práticas de controlo da diabetes. Partilhar o seu dia a dia permite, a nós profissionais, conhecer as suas dificuldades e o modo como se adaptaram a esta nova realidade, estreitando também a relação profissional-doente”, explica Ester Gama, pediatra do CHL.



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu