Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Casa dos Alicates proporciona um ‘encontro’ entre o sossego e a natureza


Texto: Cristiana Bernardino | Fotografia: DR Sábado, 27 de Maio de 2023

A recuperação total de duas casas antigas e abandonadas, com mais de 100 anos, deram lugar à Casa dos Alicates, um projeto de turismo rural, onde a tranquilidade envolvente e a proximidade ao campo são bons motivos para partir numa escapadinha até ao norte do distrito de Leiria, mais especificamente na aldeia de Escalos Cimeiros, no concelho de Pedrógão Grande, onde se localiza o empreendimento.
Em declarações ao nosso jornal, o promotor do projeto, Luís Brito, explicou que aquelas casas “estavam fechadas há 50 anos”, com “mato” em toda a volta e que o desejo de lhes dar uma nova vida fez com que ambas fossem alvo de “reabilitação total”. “Deixámos apenas as paredes exteriores, porque de resto foi tudo novo”, esclareceu o promotor do projeto.
A Casa dos Alicates é, então, composta por dois edi­f­í­cios  principais divididos por dois pisos e, na sua totalidade, conta com quatro casas individuais.  Cada casa é composta por vários quartos, sala de estar, mini copa e WC.
“A própria disposição das casas e do terreno faz com que aquele seja um lugar bastante privado, com uma piscina, um espaço amplo de esplanada e uma cozinha em comum”, realçou Luís Brito, acrescentando que a utilização da Casa está também muito virada para “empresas e profissionais que queiram fazer retiros de formação e ‘workshops’”. “Daí as camas serem individuais”, sublinhou.
Este é um projeto que tem um simbolismo “especial” para Luís Brito, uma vez que as casas antigas que deram lugar a este empreendimento, pertenceram à tia da sua mãe, tendo sido, posteriormente, doada aos seus pais.
O facto de ser “um local calmo”, a casa turística tem especial vocação para famílias e amigos que queiram passar momentos para receber famílias, amigos e casais que pretendam “divertir-se descansar e estar em contacto com o campo”.
Luís Brito destacou ainda a proximidade da Casa dos Alicates à rota Nacional 2, onde “passa muita gente”.
Este projeto de alojamento obteve financiamento do programa Atrair, estando enquadrado no Programa Operacional Regional do Centro e lançado especificamente para promover o investimento e o desenvolvimento dos territórios ardidos, como foi Pedrógão Grande, em 2017.
A Casa dos Alicates será inaugurada no dia 23 de junho, com um evento comemorativo e onde estarão presentes várias entidades.
As reservas de alojamento serão aceites a partir do próximo mês de junho. 



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu