Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Escola de Ginástica de Leiria é vice-campeã nacional de TeamGym


Texto: José Roque | Fotografia: DR Sábado, 27 de Maio de 2023

A equipa sénior feminina de TeamGym da Escola de Ginástica de Formação Acrobática (EGFA), de Leiria, conquistou o 2.º lugar no Campeonato Nacional de TeamGym, que decorreu em São Pedro do Sul, no passado sábado, sagrando--se vice-campeãs nacionais de TeamGym 2023, tendo sido a única representante do distrito em prova.
TeamGym é uma nova disciplina da ginástica que a EGFA abraçou desde setembro de 2022 e cujos frutos já são visíveis, com a equipa constituída por Iara Santos, Laura Vendeirinho, Telma Gouveia, Rita Vieira, Lia Santos e Mafalda Frazão a conseguir um resultado de relevo para a ginástica da região.
“Foi um dia de emoções fortes em que trouxemos um título. Para a história do clube fica a excelência do resultado alcançado e memórias das fantásticas experiências vividas pelas treinadoras e ginastas. O sucesso deste resultado faz-nos acreditar que estamos no caminho certo”, enalteceu a presidente da direção da EGFA, Ana Malhado.
A responsável contou ainda que este é o primeiro ano de atividade do clube com esta disciplina e que tudo ainda é novo. “Tivemos um ‘workshop’ com o selecionador nacional e decidimos avançar com este novo projeto desafiante que nos tem feito sonhar, acreditar e trabalhar muito para alcançar os nossos objetivos”, explicou.
Mas afinal o que é isto do TeamGym? TeamGym é a mais jovem disciplina da ginástica, desenvolvida em equipa exibindo as suas habilidades em três aparelhos: solo, tumbling e mini-Trampolim. Para um bom desempenho é necessário que a equipa esteja coordenada e que todos os elementos sejam realizados com boa técnica. As equipas podem ser femininas, masculinas ou mistas, tendo que ser estas últimas equilibradas em número de ginastas de cada género.
Num curto espaço de tempo, a EGFA criou esta equipa de seis ginastas com idades compreendidas entre os 16 e os 18 anos, em que quarto delas conciliam o TeamGym com a ginástica acrobática. O objetivo, agora, passa por tentar alargar o número de atletas nesta disciplina e continuar a trabalhar para melhorar os resultados nas várias competições em que participarem.
“Quando começámos não sabíamos bem as regras e ficávamos através de outras equipas. Desta vez conseguimos ‘limpar’ esses erros em todos os esquemas e conseguimos este excelente 2.º lugar que mostra o resultado do trabalho, dedicação, esforço e resiliência das ginastas”, refere Ana Malhado, adiantando que a meta está em atingir o primeiro lugar num futuro próximo.
“Queremos criar condições para ter mais atletas de TeamGym e desenvolver a modalidade com outras idades, para termos uma base de formação”, referiu ainda a responsável da EGFA que conta atualmente com 88 ginastas.



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu