Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Leirienses benfiquistas fizeram a festa do título de campeão nacional


Foto: Luís Filipe Coito Segunda, 29 de Maio de 2023

Dezenas de leirienses de águia ao peito ‘pintaram’ de encarnado o centro da cidade do Lis na noite deste sábado, depois da vitória do Benfica por 3-0 frente ao clube açoriano Santa Clara, e que ditou que o 38.º título ao conquistar o campeonato nacional de futebol.
Entre cânticos e buzinadelas, pulos e de cachecol no ar, os adeptos em Leiria fizeram a festa pela madrugada dentro, juntam-se aos milhares de benfiquistas que saíram à rua para festejar o título, quatro anos depois da última conquista.
Depois de ter erguido a taça ainda no Estádio da Luz, a equipa liderada por Roger Schmidt, que ainda ontem admitiu que o campeonato foi uma “luta dura”, rumou à Praça do Marquês de Pombal, em Lisboa, onde aguardavam milhares de pessoas para fazer a festa.
Ainda à porta do Estádio da Luz eram centenas de adeptos que saudaram os autocarros com os seus 'heróis', com tochas e fogo de artifício. Durante o caminho, os autocarros foram sendo acompanhados por muitos adeptos, em especial na aproximação ao Marquês de Pombal, em que eram centenas as pessoas ao lado dos jogadores.
Com o ambiente ao rubro, a equipa do Benfica chegou ao Marquês de Pombal já perto da uma e meia da manhã, com a multidão a abrir alas ao autocarro panorâmico que desceu pela avenida Fontes Pereira de Melo e foi recebido em uníssono com o cântico: “o campeão voltou”.
Os jogadores do Benfica, em euforia, aos saltos no autocarro desceram até ao palco montado mesmo em frente ao Parque Eduardo VII e de frente para a estátua do Marquês de Pombal.
Gonçalo Guedes, João Mário, Morato, Chiquinho e João Neves foram dos primeiros a subir para o palco, sendo que a taça de campeão foi passando de mão em mão.
Todos eles envergavam a camisola do Benfica com o número 38 nas costas, que confirmava o número de títulos nacionais dos ‘encarnados’ e com forte animação sintonizaram-se nos festejos.
Na Praça do Marquês de Pombal, o presidente do Benfica, Rui Costa, e o treinador Roger Schmidt agradeceram o apoio que receberam ao longo da temporada e que conduziu a equipa ao título de campeão.
O Benfica sagrou-se no sábado campeão português de futebol pela 38.ª vez, depois de vencer em casa o lanterna-vermelha Santa Clara, por 3-0, em jogo da 34.ª e última jornada da I Liga portuguesa.
A precisar de um triunfo para assegurar matematicamente o título, o Benfica marcou por Gonçalo Ramos (07 minutos), Rafa (28) e Grimaldo (60), de penálti. Os encarnados terminaram a I Liga com 87 pontos, mais dois do que o FC Porto, que este sábado venceu por 3-0 o Vitória de Guimarães, terminando o campeonato na segunda posição.



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu