Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

IPMA eleva para laranja aviso no distrito de Leiria por aguaceiros fortes e trovoada


Fotografia: Luís Filipe Coito/Arquivo Sexta, 02 de Junho de 2023

Os distritos de Viseu, Guarda, Leiria, Beja, Castelo Branco e Coimbra estão hoje sob aviso laranja de precipitação e trovoada até às 21h00, prevendo-se aguaceiros localmente fortes, granizo e trovoada, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

“Aguaceiros localmente fortes, por vezes de granizo e acompanhados de trovoada”, indicou o IPMA relativamente ao aviso laranja de precipitação para estes seis distritos de Portugal continental, na sequência de uma nova atualização dos avisos meteorológicos.

O IPMA atualizou a informação relativa aos avisos amarelos que tinha emitido de manhã, elevando aqueles seis distritos para aviso laranja de precipitação e trovoada, enquanto o de Faro está sob aviso laranja somente para a trovoada prevista.

Assim, nestes seis distritos, o aviso laranja vigora desde as 13h48 e até às 21h00 de hoje.

A atualização do IPMA coloca agora também o distrito de Lisboa em aviso amarelo para precipitação, “na parte interior do distrito", com previsão de aguaceiros localmente fortes, por vezes de granizo e acompanhados de trovoada e rajadas fortes, até às 21h00 de hoje.

Além de Lisboa, os distritos de Bragança, Faro, Évora, Vila Real, Setúbal, Santarém e Portalegre mantêm o aviso amarelo para aguaceiros localmente fortes, por vezes de granizo e acompanhados de trovoada, até às 21h00 de hoje.

Surge também na nova atualização do IPMA o distrito de Aveiro, onde vigora desde as 14h20 e até às 21h00 de hoje o aviso amarelo igualmente para a precipitação por vezes forte e trovoada.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA quando existe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

O aviso amarelo é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu