Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Centro 2030 disponibilizou 100 milhões de euros aos atores regionais


Fotografia: DR Terça, 06 de Junho de 2023

O Programa Centro 2030 disponibilizou 100 milhões de euros aos atores regionais, dos quais 90 milhões para apoio às empresas, disse na quinta-feira a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Isabel Damasceno.
"O Programa Centro 2030 já arrancou e estamos a chegar aos 100 milhões de euros disponíveis para serem utilizados pelos atores regionais: 7,5 milhões de euros para o ensino superior e 90 milhões para apoio às empresas", referiu Isabel Damasceno, no final de uma reunião do Comité de Acompanhamento do programa operacional.
A reunião de quinta-feira serviu para aprovar os critérios de seleção de várias tipologias de investimento, o que permitirá lançar novos concursos a curto prazo. Isabel Damasceno explicou que, "com a aprovação dos critérios de seleção dos investimentos, a partir de hoje [quinta-feira] vai ser possível abrir novos concursos".
Esses concursos poderão ser "para a inserção de recursos altamente qualificados, para a inclusão ativa de grupos vulneráveis, para a gestão de recursos hídricos e questões ambientais, para infraestruturas ferroviárias, para a saúde e cultura", exemplificou.
No que respeita ao Programa Centro 2020, a responsável explicou que, "apesar das dificuldades sentidas, 2022 foi um excelente ano de execução" e que foram "ultrapassados os 80% de execução, conseguindo-se a melhor execução das regiões de convergência".
"Nesta reunião, destacámos a importância de acelerar a execução do Centro 2020, tendo como meta chegar aos 100% de execução no final de 2023", contou.
Na reunião estiveram presentes representantes da Comissão Europeia, da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, organismos intermédios dos sistemas de incentivos, comunidades intermunicipais, grupos de ação local e vários parceiros regionais, como associações empresariais, sindicatos, municípios, universidades e politécnicos.
O Programa Centro 2030 dispõe de 2,2 mil milhões de euros de fundos europeus para financiar investimentos na região. Os seus objetivos estratégicos são: Centro mais competitivo e inteligente, Centro mais verde, Centro mais conectado, Centro mais social e inclusivo e Centro territorialmente mais coeso e próximo dos cidadãos.



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu