Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Oposição alerta Câmara para “condições parcas” no edifício


Texto: Cristiana Bernardino Terça, 06 de Junho de 2023

O vereador independente, Daniel Marques, alertou o executivo leiriense para a necessidade de intervenções no edifício dos Paços do Concelho, nomeadamente no Salão Nobre e na sala de reuniões da Câmara, que considera terem “condições parcas”.
Na reunião do executivo, que se realizou na passada terça- -feira, Daniel Marques alertou para o facto de o Salão Nobre se tratar de um espaço “digno”, mas sem condições, tendo chamado ainda a atenção para algumas infiltrações no edifício. “Se queremos dar o exemplo e se queremos que se recuperam os edifícios históricos ou edifícios com algum valor na zona histórica, temos que dar o exemplo, e depois é a nossa imagem que está em causa. Pretendemos que as instituições particulares preservem o património, mas não o fazemos na nossa casa”, salientou o antigo militante do PSD de Leiria, ressalvando que o que está em causa “é a dignificação dos espaços”.
Daniel Marques sugeriu ainda ao executivo o uso do antigo espaço direcionado para audiências judiciais, localizado no edifício dos Paços do Concelho.
O líder do executivo leiriense, Gonçalo Lopes, reconheceu, por sua vez, serem necessárias intervenções no edifício, mas confessou que a autarquia tem outras obras em curso mais prioritárias, dando o exemplo da construção do Centro Escolar dos Marrazes, a requalificação da rua Capitão Mouzinho de Albuquerque e do edifício Villa Portela. “Já tivemos várias consultas sobre este processo de obras na Câmara e não é uma despesa baixa, antes pelo contrário, é muito elevada”, sublinhou, acrescentando que o edifício merece intervenção sobretudo “nas zonas funcionais e nos gabinetes”. “As condições de eficiência energética são más e também não tem sido fácil encontrar uma solução para a recuperação do edifício relativamente à caixilharia”, frisou, destacando ainda que a intervenção no salão nobre é “muito especializada” pelas “fissuras” do próprio edifício.



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu