Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Politécnico angaria fundos para projeto de alívio da dor crónica nos seniores


Fotografia: Arquivo Terça, 06 de Junho de 2023

A Minutos Emblemáticos, ‘spin off’ do Politécnico de Leiria, lançou uma campanha de angariação de fundos para financiar o seu projeto de cariz social Perlim-Pim: a Magia do jogo na dor. Esta campanha está ativa até 24 de julho, na plataforma dedicada ao financiamento colaborativo PPL-Crowdfunding Portugal.
O projeto Perlim-Pim dedica-se a implementar um programa especializado de jogo terapêutico como estratégia não farmacológica para o alívio da dor crónica na população sénior. A iniciativa visa “proporcionar 60 minutos de sorrisos e bem-estar a 50 idosos a viver em duas zonas do país de Portugal socialmente mais isolados”, refere o Politécnico de Leiria em comunicado.
“Através de um programa revolucionário para a gestão da dor por uma equipa de profissionais de saúde de excelência, o projeto pretende introduzir uma nova dimensão de cuidado para melhorar significativamente a qualidade de vida de pessoas seniores isoladas e com experiência de dor persistente e incapacitante”, acrescenta. O Perlim-Pim tem 60 dias para angariar fundos, mais precisamente, 5 mil euros. Todos os donativos, de qualquer valor, são importantes e podem ser feitos em https://ppl.pt/causas/Perlim#community.
A dor crónica é uma realidade para milhares de seniores em todo o mundo, afetando a sua funcionalidade diária e bem-estar mental.
A Minutos Emblemáticos desenvolveu o projeto e marca nacional AGILidades, com o intuito de desenvolver jogos e outros materiais que incentivem o treino funcional em populações frágeis.
Outros objetivos da Minutos Emblemáticos são a dinamização de oficinas de estimulação, fazendo uso dos produtos desenvolvidos no âmbito do projeto, a personalização de materiais para estimulação de pessoas adultas/seniores/ crianças com incapacidade, a adaptação e validação do processo de adaptação dos materiais de estimulação com base nas necessidades de populações específicas, o desenvolvimento de ações de formação sobre a implementação dos materiais, como resultado do seu processo de validação científica.



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu