Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Funcionários judiciais de Leiria pedem ao Governo respeito e valorização


Texto: Agência Lusa | Foto: LFC Quarta, 07 de Junho de 2023

Os funcionários judiciais da Comarca de Leiria pediram ontem ao Governo respeito e valorização da carreira, numa concentração promovida pelo Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) junto ao Palácio da Justiça de Leiria que reuniu cerca de 60 pessoas.
“As pessoas estão completamente desmotivadas. O que peço é que nos valorizem. Os oficiais de justiça dão tanto”, disse Patrícia Varalonga, de 47 anos, secretária da justiça do Núcleo de Leiria.
Há 24 anos funcionária judicial, Patrícia Varalonga recordou que quando entrou para os tribunais “a expectativa era a de fazer uma carreira aliciante”, mas o ponto em que se está é o das “promoções congeladas”.
Já Nelson Alves, de 37 anos e que exerce funções na Procuradoria da Comarca de Leiria, exigiu do Governo “respeito e consideração pelos funcionários judicias”. “Não há qualquer perspetiva de futuro”, lamentou Nelson Alves, funcionário judicial há oito anos.
Na concentração, de uma hora, no âmbito da greve que iniciou em 29 de maio, sobressaíam as camisolas pretas com a inscrição “Justiça para quem nela trabalha” que os funcionários vestiam e não faltaram palavras de ordem como “Costa, escuta, oficiais de justiça estão em luta” ou “Justiça, justiça, justiça”. Funcionários empunhavam ainda cartazes nos quais se lia “Somos um dos pilares da Justiça”, “Por um estatuto digno e sério” ou “Integração do suplemento x 14 meses já”.
Na concentração estiveram funcionários do Ministério Público e dos tribunais do Trabalho, Família e Menores, e Judicial.

Leia a notícia completa na edição em papel.


Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu