Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Obras para a nova sede da Assembleia Municipal de Leiria avançam “no final do ano”


Texto: Helena Amaro | Foto: LFC Quinta, 08 de Junho de 2023

Foram anunciadas no final do ano passado como estando previstas para o primeiro semestre deste ano, mas afinal as obras para a reabilitação do edifício Cooperativa Agrícola, que irá albergar a Assembleia Municipal de Leiria, o Arquivo Municipal e vários serviços camarários, deverão arrancar só no final do ano.
A informação foi transmitida ao nosso jornal pelo presidente da Assembleia Municipal de Leiria, António Lacerda Sales, que esclareceu que o projeto de execução “foi entregue ao município de Leiria há duas semanas, encontrando-se neste momento em processo de análise técnica”.
Segundo António Lacerda Sales, a empreitada já obteve “todos os pareceres necessários para aprovação do projeto”, como a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil ou os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento.
Ainda de acordo com o presidente da Assembleia Municipal, “foi solicitada a entrega da segunda versão do projeto de acordo com considerações técnicas, a completar, estimando-se a sua aprovação para finais do mês de junho”.
A futura empreitada “está prevista em duas fases”. António Lacerda Sales aponta a primeira fase a área correspondente à Assembleia Municipal sendo que, neste calendário específico, “o prazo previsto de início de obra será no final do ano de 2023 estimando-se um prazo de obra de um ano”.
O projeto da nova sede da Assembleia Municipal (AM) de Leiria foi apresentado em dezembro do ano passado e prevê a sua instalação no edifício Cooperativa Agrícola, que será reabilitado, com vista a acolher aquele espaço municipal, assim como o Arquivo Municipal e vários serviços camarários, num investimento superior a 3,1 milhões de euros.
O projeto da nova AM prevê um auditório com 140 lugares, preparado para receber os deputados, à semelhança, por exemplo do que acontece na Assembleia da República, onde os lugares dos deputados são acompanhados de toda a tecnologia necessária para que possa desenvolver os seus trabalhos, como computadores e sistema de votação.
Estão também previstos gabinetes pata os diferentes partidos com representação na AM de Leiria, assim como um gabinete para o presidente, entre outras valências.
Na altura, a arquiteta Sandra Macedo, destacou a complexidade da obra, tendo em conta que “o edifício não tinha capacidade para aquele número de lugares” e porque será necessário “criar espaços técnicos com as devidas condições de arquitetura e engenharia tecnológica para os futuros serviços municipais”.
A par das novas instalações da Assembleia Municipal de Leiria, também o Arquivo Distrital vai transferir-se para o edifício da Cooperativa Agrícola. Ficará instalado no piso -1, escolhido por “questões funcionais”.
Segundo Sandra Macedo, serão”14 quilómetros de prateleiras”, com “prateleiras específicas” próprias para receber milhares de livros.
O projeto prevê ainda a criação de um amplo foyer, que poderá ser transformado em espaço de galeria de exposições, apresentações, ou outros eventos.



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu