Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Fábrica: A nova hamburgueria de Leiria que reinventou o clássico ‘smash burger’


Texto: Cristiana Bernardino | Foto: Luís Filipe Coito Quinta, 08 de Junho de 2023

A hamburgeria artesanal Fábrica chegou ao Centro Comercial D. Dinis, em Leiria, para marcar a diferença. Depois da abertura de um espaço na Marinha Grande, em 2021, marcada pelo sucesso, os responsáveis, Fábio Costa e Filipe Branco não hesitaram em inaugurar uma nova ‘casa’ na capital de distrito.
A bagagem que os dois amigos de longa data trouxeram da vivência em Inglaterra durante alguns anos, impulsionou-os a arriscar na abertura de um negócio de restauração diferenciado. Prova disso mesmo é que ambos desenvolveram um pão “exclusivo” brioche com a consistência de um pão caseiro para os ‘smash burgers’, algo que “não se encontra em mais lado nenhum”, garantiram.
“Criámos a ideia do negócio à volta dos ‘smash burgers’. Como eu vi que era uma das coisas que estava na moda na altura, decidimos arriscar neste conceito diferente dentro de uma coisa que já é popular - os hambúrgueres”, explicou Fábio Costa ao nosso jornal, que regressou a Portugal de propósito para abrir o espaço na Marinha Grande.
Por não quererem que o estabelecimento seja apenas mais um na cidade, os responsáveis procuraram “agarrar no conceito” do clássico ‘smash burger’ e transformá-lo. “O hambúrguer, com carne de vaca é prensado a uma certa temperatura, o que vai fazer com que a gordura caramelize e o sabor fica completamente diferente, porque se desfaz na boca e a experiência é totalmente diferente”, revelou Fábio Costa, dando conta que o “pão é feito numa padaria local” e os molhos são igualmente “caseiros” com um toque “especial”.
Para além do ‘smash burger’ clássico, a Fábrica serve outros com diferentes sabores – o halloumi, que é vegetariano, o de bacon, o de chouriço e o de gorgonzola, com molho de mostarda e mel.
Apesar da especialidade serem os ‘smash burguers’, o cardápio da Fábrica dispõe ainda de baguetes e saladas, para que o cliente possa ter “outras opções de escolha”, explicou Filipe Branco.
O processo criativo na cozinha representou também um grande desafio para ambos, porque apesar destes terem alguma experiência, conseguir criar os tais sabores diferenciados obrigou a várias fases de experimentação. “Demorámos a chegar àquilo que queríamos. Fomos experimentando e ver o que funcionava e tudo o que está no nosso menu passou por uma fase de experimentação”, salientou Fábio Costa, acrescentando que o menu da Fábrica é “pequeno” para haver uma “alta rotação de produtos”.
Proporcionar um ambiente “lounge” - mais relaxante, com a decoração, a música e os cocktails, foi também uma das apostas de Fábio Costa e Filipe Branco, que procuraram marcar a diferença com algo que não se restringisse apenas aos hambúrgueres.
Para além da qualidade da comida que pretendem servir à mesa, os responsáveis não esquecem a relação de proximidade com o cliente. “Temos uma relação mais próxima com o cliente, fazemos um atendimento personalizado e isso, aliado ao fator diferenciador dos hambúrgueres e ao ambiente lounge que faz toda a diferença”, destacaram.
O objetivo dos responsáveis é, precisamente, “desenvolver uma experiência e não vender apenas um produto”. “Foi por isso que desenvolvemos os cocktails e implementámos ambiente musical”, justificaram.
Quanto ao futuro, os dois amigos e sócios têm algumas ideias ‘na manga’ para expandir o negócio.
Franchisar a empresa pelo país e tornar a Fábrica numa “marca nacional” é por onde Fábio Costa e Filipe Branco pretendem começar, lançando o negócio para a rua, através de eventos de ‘street food’. “Gostávamos de conseguir ir a festivais, conseguir estar em feiras e chegar às praias com uma carrinha, porque temos muito a ganhar em ir ao encontro de um público diferente”, realçou Filipe Branco.
Implementar alguns novos conceitos internacionais e levar a Fábrica até às praias da região são outros dos objetivos que ambos acreditam conseguir concretizar num futuro próximo.



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu