Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Português que enfrentou atacante em França é de Vermoil


Texto: Inês Gonçalves Mendes e Lusa | Fotografia: DR Domingo, 11 de Junho de 2023

O emigrante português que enfrentou e ajudou a impedir um atacante de fugir à polícia no parque infantil em Annecy, nos Alpes franceses, é natural de Vermoil, no concelho de Pombal, confirmou ao nosso jornal o presidente desta freguesia.

Na última quinta-feira, um agressor com uma faca feriu seis pessoas, incluindo quatro crianças pequenas, num parque na cidade de Annecy, nos Aples franceses, e Manuel da Ponte, ao tentar impedir o atacante, acabou por ser esfaqueado e, mais tarde, baleado acidentalmente pela polícia francesa. Do ataque, resultaram perfurações “no pulmão e nos intestinos”, sendo que Manuel da Ponte também sofreu ferimentos numa vértebra.

Daniel Ferreira, presidente da Junta de Freguesia de Vermoil, confirmou que Manuel da Ponte já está “fora de perigo” e “estável”. Segundo o autarca, o emigrante “tem passado muito tempo cá”, sendo que esteve em Vermoil até ao último domingo, para tratar de “assuntos pessoais”. Nesse dia, voltou a embarcar para França, para uma estadia que seria curta.

O presidente desta freguesia realça que Manuel da Ponte é uma “pessoa pacata, com quem se consegue conversar” e que “não cria problemas”. Daniel Ferreira enalteceu ainda o “ato de heroísmo” que moveu o emigrante português, acrescentando que “se houvesse mais gente assim”, existiriam “menos situações complicadas”.

Ainda não há uma previsão para o regresso de Manuel da Ponte à sua terra natal, visto que ainda terá de enfrentar um período “mais ou menos longo de recuperação”.

Por agora, Daniel Ferreira não fecha as portas a uma eventual distinção por parte da freguesia e da Câmara Municipal de Pombal, cujos louvores são tradicionalmente atribuídos em outubro e novembro, respetivamente. “A nossa maior preocupação é o estado de saúde e a recuperação dele”, salientou.

Ontem, o presidente da República agradeceu o “exemplo de coragem e cidadania” de Manuel da Ponte, numa nota publicada no ‘site’ da Presidência da República.
“Neste dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa agradece o exemplo de coragem e cidadania do nosso compatriota Manuel da Ponte, que arriscou a vida para tentar evitar o bárbaro ataque a crianças na cidade de Annecy, em França”, pode ler-se na nota publicada.

Marcelo Rebelo de Sousa acrescentou que está a acompanhar a situação clínica do português, “a quem deseja rápida recuperação”.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros também enalteceu o feito de Manuel da Ponte, referindo que é devida, “pelo ato de coragem e bravura, uma palavra de profundo agradecimento”.

As motivações do agressor, um refugiado sírio de 31 anos, ainda não foram esclarecidas e o ataque não tem um “motivo terrorista aparente", de acordo com a procuradoria francesa.

O agressor, Abdelmasih H., está sob custódia das autoridades policiais.

Em alguns dos vídeos que circulam na internet, ouve-se o agressor a gritar "em nome de Jesus Cristo" enquanto realizava o ataque.

O atacante usava um crucifixo e entre os seus pertences estava um livro de orações. Declarou-se cristão quando pediu asilo.

Há dez anos obteve o estatuto de refugiado na Suécia, onde se casou e tem um filho com uma mulher de quem se separou no ano passado.

Desde o final de 2022 está em França onde pediu asilo, mas não tem morada fixa.

A resposta ao pedido de asilo, que foi negativa, chegou-lhe no passado domingo, ou seja, poucos dias antes do ataque no parque em Annecy, como sublinharam as autoridades francesas.



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu