Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Avelar celebra hoje o 28.º aniversário de reelevação a vila


Texto: Redação | Fotografia: Freguesia de Avelar Quarta, 21 de Junho de 2023

A freguesia de Avelar, no concelho de Ansião, está esta semana em festa, com as comemorações do 28.º aniversário de reelevação a vila. A efeméride assinala-se hoje, mas as festividades já começaram no último fim de semana na vila e decorrem até sábado.
Segundo enunciou a freguesia nas redes sociais, este é o sexto ano consecutivo em que se dinamiza a ‘Semana da Vila’. Com as atividades planeadas, a freguesias pretende “preservar o estatuto atual, que em boa hora foi recuperado”, ao mesmo tempo que “consolida” a posição alcançada, alimenta “o ego” dos residentes e identifica os avelarenses como “sendo oriundos de uma localidade que se caracteriza por deter um conjunto de requisitos importantes, como são exemplo a dimensão da sua população, as características do seu território, os equipamentos instalados e os serviços centrais que prestam”.
Hoje, as iniciativas programadas arrancam às 16h30, com o hastear da bandeira da vila na Praça Costa Rêgo ao som da Marcha de Avelar. A comitiva presente prossegue até ao cemitério local, onde serão colocadas flores nas campas dos autarcas da freguesia de Avelar já falecidos.
Pelas 18h15, será descerrada a placa com o topónimo de dr. Costa Simões, que dará nome à rua com o mesmo nome, seguindo-se o também descerramento da placa de homenagem aos empresários das indústrias de lanifícios de Avelar, na Praça Costa Rêgo.
Decorre, a partir das 18h45, a sessão solene evocativa do 28.º aniversário da reelevação de Avelar à condição de vila, no adro da Igreja Paroquial. A Junta de Freguesia de Avelar e várias coletividades locais vão assinar protocolos no seguimento da sessão solene, com o objetivo de apoiar o associativismo.
A Praça Costa Rêgo ainda recebe um jantar convívio, a partir das 20h00, e a animação noturna fica a cargo do grupo Ritmofonia.
A Junta de Freguesia considera que Avelar é, “sem dúvida, uma localidade que detém com mérito o estatuto de vila, cujas características a sua população se deve claramente orgulhar, mantendo a natural esperança de poder ambicionar mais e melhores condições”. “Basta para isso, que sejamos mais otimistas, mais unidos e fundamentalmente mais capazes de influenciar positivamente essa possibilidade, junto de quem nos possa ajudar a alavancar ainda mais a nossa já meritória posição”, acredita a freguesia.
A programação da ‘Semana da Vila’ prossegue amanhã, com o quarto dia do torneio de ténias ‘Avelar Night Open’, a partir das 21h00 e, meia hora depois, inicia a conversa ‘Refletir Avelar: Onde está o bairrismo avelarense?’, na Praça Costa Rêgo.
Na sexta-feira, abre pelas 18h00 o secretariado para o levantamento de dorsais para o ‘Avelar Sunset Trail’, e, novamente pelas 21h00, começam as provas finais do torneio de ténis ‘Avelar Night Open’.
À mesma hora, na Praça Costa Rêgo, apresentam-se as Marchas Populares, interpretadas pelos alunos da Escola n.º2 de Avelar. A noite prossegue com o concerto da centenária Banda da Sociedade Filarmónica Avelarense, a partir das 21h30, e Nuno Santos anima o resto da noite com música e baile.
O último dia das festividades ficará marcado pela realização do ‘Avelar Sunset Trail’, cujo secretariado volta a abrir para o levantamento de dorsais a partir das 8h00. A prova de ‘kids’ arranca às 10h00, estando marcado para as 17h00 o início do trail longo (25 quilómetros) e, pelas 17h15, dá-se a partida do trail curto (17 quilómetros). A caminhada deverá iniciar-se pelas 17h30.
Os prémios e lembranças do ‘Avelar Sunset Trail’ e do ‘Avelar Night Opem’ serão entregues a partir das 19h00, na Praça Costa Rego.
A noite termina com a música do dj Bu, pelas 20h00.



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu