A VI Gala de Entrega dos Prémios Porco D’Ouro 2022 distinguiram oito explorações suinícolas do distrito de Leiria, entre as 36 galardoadas neste concurso da Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS).
Durante o evento, que se realizou no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, foram distribuídos 36 prémios às explorações com melhores resultados em produção numérica, taxa de partos e longevidade, relativos a três escalões definidos de acordo com a dimensão do efetivo reprodutor, adiantou a FPAS em comunicado.
No 1.º escalão, na categoria de produtividade numérica, a exploração Évora, de Fernando Vicente, em Alcobaça, foi distinguida com o prémio Ouro; Na mesma categoria, a exploração Raposeira, da Porcinveste, em Leiria foi contemplada com o prémio Bronze.
Já na taxa de partos, a exploração Évora, de Fernando Vicente, em Alcobaça, ganhou o prémio de bronze e a exploração da Quinta Vale de Ventos, da Quinta da Atela, em Alcobaça, recebeu a prata.
Quanto ao segundo escalão, na categoria de longevidade, o prémio de bronze foi entregue à exploração Rabaceira, da empresa Fernando Vicente, sediada nas Caldas da Rainha. Já no terceiro escalão, na categoria de taxa de partos, o prémio de bronze foi atribuído à exploração Pedrógão, da Querido, Tinta, Silva & Vicente, em Leiria e na categoria de longevidade, a exploração Lagoa do Cão, da empresa Suipec, em Alcobaça foi distinguida com o prémio bronze.
O prémio Raças Autóctones Ceva foi entregue ao Malhado de Alcobaça, do produtor Luís Rodrigues.
Na cerimónia foram ainda atribuídos outros galardões, como o ‘prémio Bem-Estar Animal CEVA’, o ‘Prémio Raças Autóctones CEVA’, o ‘prémio Especial Porco D’Ouro Ministério da Agricultura e da Alimentação para a Sanidade, Biossegurança, Bem-Estar Animal e Ambiente’ e o ‘prémio Porco de Diamante’”, que distingue o candidato com melhores padrões de higiene, biossegurança e maneio na exploração.
“A VI Gala de Entrega dos Prémios Porco D’Ouro voltou a distinguir o empreendedorismo nacional e a reunir centenas de pessoas, numa cerimónia que pauta por motivar, gratificar e reconhecer a resiliência de milhares de pessoas que trabalham diariamente sob o compromisso de garantir a melhor carne à mesa dos portugueses”, sublinhou a FPAS, na mesma nota.
A cerimónia contou com a presença da ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, que fez a entrega do prémio do Ministério da Agricultura e da Alimentação.|