O Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou este fim de semana oito concelhos do distrito de Leiria em perigo muito elevado de incêndio, o quarto mais alto numa escala de cinco.
Os concelhos de Pombal, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera, Pedrógão Grande, Alvaiázere, Marinha Grande, Batalha e Porto de Mós estão hoje em perigo muito elevado de incêndio, situação que se repete também no sábado e no domingo.
Já os concelhos de Leiria, Ansião, Alcobaça e Caldas da Rainha estão, entre sexta-feira e domingo, em perigo elevado de incêndio.
Os concelhos cujo risco é mais reduzido, com perigo moderado, são Nazaré, Óbidos, Peniche e Bombarral.
Nos dias de perigo Muito Elevado ou Máximo, é proibido fazer queimadas ou realizar trabalhos com recurso a motorroçadoras, corta-matos e destroçadores ou outras maquinarias que gerem faíscas ou calor, estabelece o ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas).
O risco de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.