Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Ciclistas do distrito chamados para representar Portugal nos mundiais


Fotografia: DR Sábado, 29 de Julho de 2023

João Almeida, António Morgado, Tiago Santos e Guilherme Mota são os quatro ciclistas do distrito de Leiria que foram chamados para representar a Seleção Nacional, na primeira edição do Campeonato do Mundo de todas as disciplinas de ciclismo, que vai decorrer na Escócia, entre 2 e 13 de agosto.
Portugal estará representado nas vertentes de estrada, pista, BTT, BMX e paraciclismo, competindo em diferentes disciplinas das vertentes olímpicas e paralímpicas da modalidade. Apesar de Glasgow ser o centro nevrálgico da competição, as corridas distribuem-se por várias regiões do território escocês, obrigando a Seleção Nacional a ter quatro grupos de trabalho diferentes, consoante a proximidade aos locais de cada disciplina: Glasgow (estrada e pista), Peebles (XCO, XCC e XCM), Dumfries (paraciclismo) e Fort William (DHI).
O maior número de participantes será na vertente de estrada. Para a categoria de elite masculina José Poeira convocou André Carvalho (Cofidis), João Almeida (UAE Team Emirates), Nelson Oliveira e Rúben Guerreiro (Movistar Team). Todos farão a prova de fundo, dia 6 de agosto, deixando a representação no contrarrelógio a cargo de Nelson Oliveira e do caldense João Almeida, dia 11.
A equipa mais numerosa de estrada será a de sub-23, que agrega, entre outros, o caldense António Morgado (Hagens Berman Axeon), sendo que disputa a prova de fundo no dia 12 de agosto, mas também participa no contrarrelógio, três dias antes.
Do distrito foi também chamado o júnior masculino Tiago Santos (Alcobaça CC/Crédito Agrícola), correndo apenas a prova de fundo, dia 5.
A comitiva de BTT é também numerosa, porque também congrega diferentes categorias etárias e porque se distribui por provas de quatro disciplinas distintas: cross country olímpico (XCO), cross country curto (XCC), maratona BTT (XCM) e Downhill (DHI). A Seleção Nacional alinhará no mundial de XCM, dia 6, através do leiriense Guilherme Mota (Guilhabreu MTB).



Assinaturas