‘Dar Voz à Escola - Desafios da Escola Democrática’ deo mote para o XIV Fórum da Educação, que decorreu em Leiria esta quarta-feira, e contou com a presença de centenas de docentes.
Na sessão de abertura, a vice--presidente da Câmara Municipal de Leiria, Anabela Graça, referiu o facto do fórum ter lugar no ano letivo em que se comemoram os 50 anos do 25 de abril.
“Sob o signo das liberdades fundamentais conquistadas, olhamos hoje para a educação como valor e pilar fundamental da renovação democrática, que se apoia no pensamento criativo, na diversidade plural e na convivência tolerante. Certos de que é com a voz ativa de todos que se constrói uma cidadania consciente e participada”, destacou a autarca.
Referindo-se a Leiria, Anabela Graça mencionou a sua centralidade e qualidade de vida, responsáveis por um crescimento demográfico assinalável impulsionado por fluxos migratórios crescentes. “Uma nova realidade social que tem transformado Leiria numa sociedade multicultural e inclusiva, com maior abertura e respeito pela diversidade cultural”.
O Fórum contou com a apresentação da peça de teatro ‘Má Educação’, pela Companhia de Teatro Formiga Atómica, e com o painel ‘Dar Voz à Escola: A Escola que Desejo...'.