Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Reitor do Santuário apela ao “perdão na estrada” durante Bênção dos Capacetes


Texto: Redação | Foto: SF Terça, 19 de Setembro de 2023

O reitor do Santuário de Fátima apelou no domingo ao uso do “perdão na estrada”, a propósito da VIII Bênção dos Capacetes, designação da Peregrinação Nacional ao Santuário dos motociclistas dos diferentes motoclubes de Portugal e ilhas.
Dirigindo-se aos milhares de motociclistas que viajaram ontem até ao Santuário de Fátima, Carlos Cabecinhas lembrou que perdoar exige “humildade”. “Não é verdade que é na estrada que, muitas vezes, deixamos vir ao de cima os nossos piores sentimentos? Quantas vezes não acontece irritarmo-nos com qualquer erro dos outros com quem nos cruzamos. E insultamos, incetivamos, provocamos... Eis um desafio muito concreto: fazer um real esforço para ser pacientes e para perdoar”, pediu.
Durante a celebração da eucaristia, o padre Carlos Cabecinhas refletiu sobre os momentos passados na estrada e sobre a necessidade de reconhecer quando é necessário o perdão dos outros. “A humildade de reconhecermos que, em muitos momentos, somos nós que precisamos do perdão dos outros, daqueles com quem vivemos ou convivemos ou simplesmente com quem nos cruzamos; a humildade de reconhecermos que não somos perfeitos, que temos fragilidades e também erramos e precisamos do perdão dos outros”, afirmou.
Ao mesmo tempo, o reitor teceu algumas considerações sobre os obstáculos ao perdão, dando o exemplo do “orgulho e a auto-suficiência”.
Na missa de domingo, o reitor deixou ainda uma palavra para os familiares dos motociclistas que perderam a vida na estrada.
De acordo com o Santuário de Fátima, esta peregrinação nacional “tem vindo a sofrer uma evolução ao longo dos anos, procurando integrar-se nas celebrações do Santuário, sem que seja uma celebração isolada”.
Este ano, como já é regra, as receitas obtidas com a venda de ‘merchandising’ alusivo à peregrinação têm um destino solidário.
O dinheiro reverterá a favor do apoio a uma jovem açoriana, de Ponta Delgada, e à compra de material de apoio aos bombeiros de Fátima. Os padrinhos desta peregrinação nacional foram a fadista Katia Guerreiro e o ator Pedro Granger.
A celebração terminou com a leitura da Bênção Apostólica, enviada pelo Núncio em nome do Papa



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu