Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Município aprova concurso público para criar variante à sede do concelho


Foto: CMFV Terça, 19 de Setembro de 2023

A Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos aprovou o lançamento do concurso público para a construção de uma variante à sede do concelho, obra de 748.500 euros acrescidos de IVA.
Na deliberação enviada à agência Lusa, a autarquia justificou o investimento, notando que “a rede viária na sede do município orienta todo o trânsito a passar pelo centro da vila de Figueiró dos Vinhos”, o que acarreta “naturais inconvenientes, nomeadamente, com a passagem dos veículos pesados”.
O município, presidido por Jorge Abreu, adiantou que “foram efetuados estudos tendentes a resolver este problema”, sendo que a melhor solução encontrada é “o aproveitamento de vias já existentes e que se desenvolvem a noroeste/nordeste da vila” que, além “de ligarem as zonas industriais”, também permitem “a ligação cómoda entre os nós este e oeste do Itinerário Complementar 8”.
Segundo a deliberação, a empreitada, designada de variante norte à vila de Figueiró dos Vinhos, no troço entre a rotunda da Avenida Madre de Deus e o estaleiro municipal Cabeço do Peão, tem um prazo de execução não superior a 365 dias.
“O preço base assenta em valores estimados o mais aproximado da realidade, tendo em conta custos de mercado atualizados”, adiantou.
Fonte do Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara afirmou que a obra vai ser concretizada exclusivamente com verba do município de Figueiró dos Vinhos, destacando a sua importância.
“Vai retirar muita da circulação automóvel, sobretudo de viaturas pesadas, da malha urbana do centro da vila”, declarou, admitindo que a atual situação põe em causa a segurança, além de acarretar ruído e poluição.
De acordo com a fonte, esta é “uma aspiração de há muito tempo”.



Assinaturas