Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Diáspora Fest celebrou culturas e o empreendedorismo [com fotogaleria]


Texto: Inês Gonçalves Mendes | Fotografia: Luís Filipe Coito Segunda, 18 de Setembro de 2023

O Parque do Avião recebeu no último fim de semana o Diáspora Fest, um evento com o intuito de celebrar a multiculturalidade, mas também de formar e fomentar o empreendedorismo. Apesar da chuva, a organização estima que tenham passado pelo Diáspora Fest cerca de três mil pessoas de várias nacionalidades.


“Superou as expectativas”, disse, ao nosso jornal, Geraldo Oliveira, presidente da Global Diáspora, organizadora do evento. “Celebrámos a cultura, o empreendedorismo e a gastronomia”, adiantou.


Guiné-Bissau, Angola, Republica Checa, Índia, Brasil, São Tomé e Príncipe, Canadá, Itália, Polónia ou Cabo Verde foram somente alguns dos países representados no Parque do Avião, com a divulgação de música, pratos típicos ou costumes destes países.


A formação foi uma componente muito importante no evento, que Geraldo Oliveira salientou e referiu ser muito importante para a integração na comunidade. “Entendemos que o conhecimento é a forma de evoluir socialmente”, considerou, adiantando que o objetivo do Diáspora Fest foi também “construir redes capacitar e formar, com o foco no crescimento da população e, consequentemente, da população leiriense e portuguesa”.


Dado o sucesso desta primeira edição, uma “ampliação” do Dia do Brasil, realizado no ano passado e que celebrou a independência deste país, Geraldo Oliveira afirmou que o Diáspora Fest veio para ficar. “É a primeira edição de muitas”, confirmou. Aliás, o Diáspora Fest permitiu também que surgisse a ideia de “fazer este projeto andar pelo país”. O importante é “trabalhar em rede”, como defendeu o presidente da Global Diáspora.


Veja aqui algumas das imagens que retratam o ambiente de festa e alegria vivido no último fim de semana no Parque do Avião.



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu