Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Óbidos vai ter novo quartel da GNR e instalações antigas vão servir como habitação para fixar jovens


Fotografia: Município de Óbidos Terça, 26 de Setembro de 2023

A Câmara Municipal de Óbidos, a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna e a Guarda Nacional Republicana celebraram o contrato de cooperação interadministrativo para a construção do novo posto territorial de Óbidos da GNR.
A assinatura do contrato decorreu na passada quarta-feira, no âmbito da iniciativa ‘Governo + Próximo’, que contou com a presença do ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.
O presidente da Câmara Municipal de Óbidos explicou que este é um assunto “já com 14 anos”, e que, por isso, quer “que seja uma realidade” o quanto antes. “Trata-se de um investimento muito importante e, a par da Saúde e da Educação, a Segurança é algo que nos une”, disse Filipe Daniel. Para o autarca “a segurança é muito importante” para continuar a afirmar-se “como um território extremamente atrativo”. “Este novo quartel da GNR será agora uma realidade e, passados estes 14 anos, muito nos honra esta conquista”, sublinhou.
O edil destacou, com a construção desta nova infraestrutura, “a melhoria substancial das condições para os profissionais da GNR para que possam desempenhar as suas funções adequadamente”, ao mesmo tempo que enfatizou “uma maior agilização” do socorro, uma vez que o quartel sai de dentro da zona muralhada. Filipe Daniel afirmou, igualmente, que este novo quartel vem aumentar “a perceção de segurança”, situação que pretende transmitir à população e às pessoas que visitam o concelho.
O presidente da Câmara Municipal de Óbidos revelou ainda que as atuais instalações da GNR servirão, depois do novo quartel estar construído, para serem disponibilizadas para da resposta em habitação para fixação de jovens na vila.
Já para o ministro da Administração Interna, “Portugal tem beneficiado de um estatuto muito especial de País pacífico e seguro”. Nesse sentido, José Luís Carneiro afirmou que “é muito importante o investimento do Estado para, não apenas criar melhores condições para o exercício digno da atividade profissional, mas também para garantir condições que traduzam a valorização do estatuto e do prestígio [das forças de segurança]”.
Em relação ao novo quartel da GNR de Óbidos, o governante falou num investimento de 1,6 milhões de euros assumido pela Administração Central, mas que conta com a parceria estabelecida com o poder local. “O poder local tem aqui um papel decisivo na identificação das ameaças e dos riscos”, afirmou o ministro da Administração Interna, sublinhando que este contrato “permite que o município assuma uma coresponsabilidade”, possibilitando “ganhos de tempo” uma vez que “tem uma maior agilidade e a Administração Central tem maiores dificuldades”.
Para o tenente-general Paulo Jorge Alves Silvério, segundo comandante-geral da GNR, aquela força de segurança será dotada de “instalações modernas e funcionais, com um contributo inequívoco de segurança mais efetiva para esta zona do País”. O responsável destacou ainda a necessidade de construção desta infraestrutura, “consciente das particularidades que este município apresenta, mais concretamente nos milhões de visitantes que Óbidos recebe todos os anos”.
Com um investimento de 1,6 milhões de euros (sem IVA), esta empreitada vai permitir retirar o atual posto territorial da GNR do perímetro muralhado e construir um novo quartel na zona da Raposeira, na freguesia de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa, num terreno localizado junto ao Complexo Desportivo Municipal, com 3.825 metros quadrados.



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu