Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Gisela Almeida é candidata à presidência da Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros


Fotografia: DR Terça, 26 de Setembro de 2023

Gisela Almeida é candidata à presidência da Secção Regional Centro da Ordem dos Enfermeiros, nas eleições marcadas novembro e para as quais o atual presidente, Ricardo Correia de Matos, não se pode recandidatar devido à limitação de mandatos.
Numa carta aberta enviada ao nosso jornal, Gisela Almeida diz contar “com uma equipa multifacetada, experiente, empenhada e motivada para a mudança”. Natural de Arganil com 39 anos, é enfermeira no Instituto Português de Oncologia de Coimbra, colabora como Assistente Convidada na Escola Superior de Coimbra e é Consultora em Cuidados Paliativos ao Domicílio na Santa Casa da Misericórdia de Arganil.
Gisela Almeida é mestre em Enfermagem de Reabilitação pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, pós-graduada em Direitos Humanos na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e na Escola de Direito da Universidade do Minho, pós-graduada em Gestão de Unidades de Saúde, Especialista em Enfermagem de Reabilitação, além de possuir cursos de Direito Biomédico. Atualmente, é doutoranda em Ciência Política no ISCTE-IUL, como descreve na referida carta aberta.
“O meu percurso profissional, académico e pessoal constitui uma base sólida que me permitirá dar resposta aos desafios que a Enfermagem e os enfermeiros enfrentam na atualidade. Urge investir numa política de dotações que vão além dos mínimos admissíveis, que garantam a qualidade, segurança dos cuidados aos cidadãos e tenham em atenção a carga de trabalho exigida aos enfermeiros”, escreve a candidata, assumindo que os “objetivos de desenvolvimento sustentável e o impacto das alterações climáticas na saúde de uma população constituem um dos eixos prioritários” da sua intervenção. Gisela Almeida promete ainda “uma postura de respeito por todas e por todas, comunicação empática e proximidade com os pares na regulação da enfermagem”.
As eleições realizam-se a 15 de novembro e os candidatos devem apresentar-se até ao dia 1 de outubro. Valter José Mendes de Amorim, atualmente presidente do Conselho Jurisdicional Regional também já anunciou publicamente a intenção de se candidatar.



Assinaturas