Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Plataforma criada para capacitar cuidadores em cuidados paliativos


Texto: Agência Lusa | Foto: DR Sábado, 30 de Setembro de 2023

O Politécnico de Leiria desenvolveu e criou a plataforma ‘Help2Care-Pal’, um projeto orientado para o apoio ao cuidador informal em cuidados paliativos.
Com esta plataforma, os investigadores do ‘ciTechCare - Center for Innovative Care and Health Technology’, do Politécnico, pretendem aumentar o acompanhamento “na gestão de situações complexas e garantir a monitorização da condição do utente”, pode ler--se em comunicado de imprensa do Politécnico.
“O ‘Help2Care-Pal’ resultou na construção de uma plataforma informática de apoio à capacitação do cuidador, onde este desempenhará um papel ativo, já que esta inovação permite que o cuidador seja acompanhado por profissionais de saúde e possa consultar, no seu telemóvel, diversos materiais especialmente adequados às suas necessidades”, explica a instituição de ensino superior.
O ‘Help2Care-Pal’ foi criado por Ana Querido, Maria dos Anjos Dixe e Carlos Laranjeira, uma equipa de investigadores do ‘ciTechCare’, e por Ricardo Martinho, Rui Rijo e Carlos Ferreira, professores da Escola Superior de Tecnologia e Gestão. Também os alunos de mestrado em Cuidados Paliativos e Engenharia Informática, do Politécnico de Leiria, e os profissionais de saúde da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo e da Beja+ contribuíram para esta plataforma, num total de 15 elementos.
Ana Querido afirma que, com este projeto, é possível “permitir a prestação de cuidados paliativos no domicílio, inclusivamente nos últimos dias e horas de vida, de modo a que as pessoas possam ser acompanhadas no seu ambiente natural, com a maior das segurança e com familiares que se sentem seguros na forma como estão a tratar dos seus familiares doentes”.
Esta plataforma fomenta a comunicação entre os cuidadores informais e os profissionais de saúde, permitindo o esclarecimento de dúvidas sobre os materiais disponibilizados, através de um ‘chat’, por exemplo.
É também uma ferramenta recetiva à opinião dos utilizadores, sendo possível dar ‘feedback’ sobre a pertinência dos materiais.
Vídeos demonstrativos, folhetos, notas e imagens são alguns dos materiais que podem ser divulgados na plataforma. As ferramentas de capacitação são co-produzidos com os cuidadores informais, com a supervisão de profissionais de saúde.
Toda a informação sobre o projeto pode ser consultada no ‘site’ http://help2care-pal.org/.



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu