Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Concurso elege cornucópia de amêndoa caramelizada como melhor doce conventual


Texto: Cristiana Bernardino | Foto: CMA Quinta, 23 de Novembro de 2023

A Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais de Alcobaça terminou no domingo e lançou, uma vez mais, o concurso de melhor doce e licor conventual, que este ano foi eleito pelos votos do público através de uma aplicação móvel.

Na categoria de melhor doce conventual, a cornucópia de amêndoa caramelizada, da pastelaria Atelier do Doce, venceu o primeiro prémio. A ginjinha d’Alcobaça, da empresa Lemos Figueiredo, foi eleita o melhor licor conventual. Por sua vez, o segundo lugar pertenceu à Cornucópia, da pastelaria Alcôa e, o terceiro lugar, à Nevada, da pastelaria Mosteiro, de Lorvão, Penacova.

“A adesão do público à votação ‘online’ do Melhor Doce e Melhor Licor foi também expressiva com mais de 26 mil votos registados”, fez saber a autarquia, numa nota na página de Facebook do município.

Mostra recebeu mais de 50 mil visitantes

Em jeito de balanço, o presidente do município de Alcobaça, Hermínio Rodrigues, revelou, em resposta escrita ao nosso jornal, que foram mais de 50 mil os visitantes que passaram pelo evento, adiantando que a adesão do público "foi expressiva, não apenas nos 'showcookings' mas a todas as propostas da programação". 

Questionado pelo Diário de Leiria sobre se o modelo de votação do publico para eleger o melhor doce e licor conventual se vai manter para o próximo ano, o autarca realçou que o município vai estudar “todas as alternativas à disposição para a edição do próximo ano”. “Com esta ideia quisemos introduzir um elemento de interação do público com a Mostra, além da tradicional visita e aquisição de produtos. A votação popular foi uma forma de envolver as pessoas na celebração dos 25 anos da Mostra dando a oportunidade às pessoas de serem o júri do tradicional concurso”, esclareceu.

De relembrar que a propósito da celebração dos 25 anos da mostra, estiveram em exposição os doces das pastelarias vencedoras dos primeiros prémios do concurso, entre os anos 2000 e 2002.

O município desvendou ainda data da 26.ª edição. De 14 a 17 de novembro de 2024, a Mostra Internacional de Doces e Licores de Alcobaça regressa ao mosteiro da cidade.




Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu