Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Luta pela liberdade nas antigas colónias é o tema da próxima Conversa de Abril


Foto: LFC Quinta, 11 de Janeiro de 2024

Os 13 anos de guerra colonial, que massacrou as populações colonizadas e a população portuguesa, na luta pela independência, será o tema em debate do ciclo ‘Conversas de Abril’, que assinala os 50 anos do 25 de Abril em Leiria.
Na próxima sexta-feira, pelas 18h00, é no Teatro José Lúcio, em Leiria, que se vão reunir Adolfo Pinho e José Pinho, resistentes pela independência de Angola, e ainda Aurora Almada e Santos, investigadora em Colonialismo e Memória. De entrada livre, a moderação desde debate ficará a cargo de Rui Tavares, deputado na Assembleia da República e historiador.
“Durante 13 anos de guerra, a consciência da opressão nos territórios colonizados alastrou-se em Portugal, influenciando movimentos estudantis, o mundo laboral e até mesmo as Forças Armadas”, recorda a organização do evento, em comunicado de imprensa.
A repressão colonial em África será discutida por Adolfo Pinho e José Pinho, testemunhas diretas que foram presos pela PIDE em Angola. Além de ter sido prisioneiro, Adolfo Pinho foi forçado a integrar o exército português, do qual desertou.
“O evento pretende promover uma análise aprofundada dos eventos históricos, proporcionando uma compreensão mais ampla da luta anticolonial e do caminho percorrido em busca da liberdade”, revela a organização das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, ressalvando que o debate terá transmissão em direto das redes sociais ‘50 anos 25 Abril Leiria’.|



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu