Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Unidade Local de Saúde da Região de Leiria celebra o Dia Europeu do Enfermeiro


Texto: Redação | Foto: DR Terça, 13 de Fevereiro de 2024

A equipa de enfermagem perioperatória do Bloco Operatório Central da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULS RL) aderiu novamente às comemorações do Dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório, que se assinala na quinta-feira, com o mote ‘Proud OR Nurses: Our Future’ (Orgulho nos Enfermeiros do Bloco Operatório: o nosso futuro).
Os enfermeiros da ULS RL aceitaram o desafio anual da Associação dos Enfermeiros de Sala de Operações Portugueses (AESOP), mentora da celebração da efeméride, que tem como objetivo esta edição homenagear os enfermeiros perioperatórios que, em cada bloco operatório, contribuem e/ou contribuíram para o caminho da excelência dos cuidados de saúde.
“Através de votação interna já fizemos a nossa escolha, baseada nos critérios propostos pela AESOP, que preconiza a escolha dos melhores profissionais, que promoveram e investiram em medidas de melhoria no atendimento do utente em contexto cirúrgico, no acolhimento e na humanização dos cuidados de saúde, na diminuição das taxas de incidência de infeções ou de intercorrências relacionadas com a segurança de procedimentos contemplados no processo cirúrgico, entre outros”, explica Paula Bagagem, enfermeira perioperatória e porta-voz desta iniciativa na ULS RL, citada numa nota informativa.
A enfermeira gestora Margarida de Fátima Pereira Jordão Alves será a profissional de saúde homenageada.
Esta semana, as equipas de enfermeiros perioperatórios a nível nacional irão divulgar nas redes sociais das suas unidades os profissionais homenageados, e a ULS da Região de Leiria não será exceção.
Em comunicado, a Unidade Local de Saúde da Região de Leiria lembra que o Dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório é assinalado por toda a Europa como forma de promover e incentivar o investimento no futuro da enfermagem perioperatória, na investigação e na inovação, para prestar cuidados seguros e obter ganhos em saúde.
“O enfermeiro perioperatório avalia a necessidade dos cuidados, executa-os, previne complicações e zela pela segurança e conforto dos doentes no período perioperatório. A sua missão é acompanhar a pessoa, tendo em conta a sua individualidade e vulnerabilidade, antes, durante e após a cirurgia”, recorda aquela unidade na nota informativa enviada ao nosso jornal. 



Assinaturas

Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu